Comissão Estadual da Verdade realiza sessão solene alusiva aos 50 anos da ditadura

A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), realiza, nesta terça-feira, 8, sessão solene para marcar a passagem dos 50 anos do golpe de 1964. O ato será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis.
“As pessoas não podem nunca se esquecer do passado, devem aprender com ele sobre o quanto foi dura a construção da democracia e o quanto ela é importante para o país”, ressalta o coordenador da Comissão, Anselmo Machado.
A sessão solene contará com a palestra do advogado e ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Antonio Modesto da Silveira, preso durante a época da ditadura. “Aos 87 anos, Silveira é o advogado com o maior número de processos de perseguidos políticos no Brasil e vem nos contar um pouco da sua história como preso político e como defensor de quem foi preso e perseguido pela ditadura no país”, observa o coordenador da Comissão Estadual da Verdade.
Na oportunidade também serão lançadas duas obras alusivas ao tema: “O Livro Negro da Ditadura” da Editora Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois; e “No Centro da Engrenagem”, de Mariana Joffily, com apoio do Ministério da Justiça, Arquivo Nacional e Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).
A Comissão
A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina, foi criada em 2013 para examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas por motivação exclusivamente política no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988 e auxiliar a Comissão Nacional da Verdade (CNV). A CEV é formada por representantes do Governo do Estado, Assemble

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços