Sábado é dia de feiras no Passeio Público. Veja o que mais fazer no Centro

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba. Criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando presidente da Província do Paraná, o espaço foi inaugurado em 1886. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso e passou por várias transformações ao longo do tempo.
Neste sábado (19/5) toda esta história pode ser vista de perto e além disso o visitante pode conhecer a Feira de Artesanato e a Feira Orgânica que são feitas no local. Veja o que mais fazer na região.
Feira de Artesanato
A feira acontece todos os sábados, dentro do Passeio Público, entre 8h e 13h. É uma das feiras mais concorridas da cidade. São 35 barracas com artesanato variado com destaque para produtos feitos em gesso e com biscuit. No sábado também é feita a Feira Orgânica do Passeio Público, das 7h às 12h, com 20 bancas e trailers de produtos orgânicos diversos.

Passeio Público
É o parque mais central da cidade, com implantação e equipamentos em torno do verde de diversas espécies nativas e exóticas. Carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam às paineiras e jacarandás, abrigando sob sua copa a vivência de sabiás, tico-ticos e canários-da-terra. Também há coleirinhas, chupins, pica-paus, sanhaços, pombos e majestosas garças brancas em desfile pelo lago. 

Outras atrações são o Serpentário que, numa área de 156 m², abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo e o Aquário que possui peixes de rios e ornamentais.
O local é uma das paradas da Linha Turismo (saiba mais).
Localização: Entradas pela Rua Carlos Cavalcanti, Av. João Gualberto e Rua Presidente Faria
Horário: das 6h às 20h
Acesso: Gratuito
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu de Arte Contemporânea do Paraná tem em seu acervo pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e outros tipos de obras de diversos artistas brasileiros, em especial de artistas paranaenses. Foi oficialmente aberto ao público em março de 1971, em espaço provisório, na rua 24 de Maio. Em sua sede atual, encontra-se desde 27 de junho de 1974.
O prédio, construído em 1928 para abrigar o Departamento de Saúde Pública, foi especialmente reformado para receber o museu. Em 1978 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. 
Nos sábados, a visitação pode ser feita de 10h às 16h. Entrada Franca.
Localização: Endereço: R. Des. Westphalen, 16 – Centro
Horário: 10h às 16h
Acesso: Gratuito
Rua das Flores
O trecho da Rua XV de Novembro entre a Praça Santos Andrade e a Praça Osório foi calçado em 1972 e se transformou no primeiro calçadão do Brasil. No início, a novidade não foi bem aceita pelos comerciantes do local, no entanto sua vocação para o comércio floresceu e hoje a rua é considerada um shopping a céu aberto. Destaque para a Boca Maldita, local onde as pessoas se encontram para conversar sobre os mais diversos temas.
Junto à Rua das Flores está a Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo, e o Palácio Avenida, onde são realizadas as tradicionais apresentações de Natal. Mais uma atração local, o antigo bondinho está ali desde 1973. Funciona como espaço cultural, sendo que, aos sábados, o programa Lazer na XV promove atividades no entorno do bonde. Para as crianças que gostam de ler, o projeto Leitura em Movimento funciona também aos sábados. As duas atividades acontecem das 9h às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços