Prefeitura está preparada para proteger a população em situação de rua do frio

Com a previsão meteorológica de frio intenso neste fim de semana e na segunda-feira, a Prefeitura de Curitiba intensificará os serviços de busca ativa de pessoas em situação de rua por toda a cidade. Equipes de abordagem da Fundação de Ação Social (FAS) estarão nas ruas para localizar e ofertar acolhimento a todos que estiverem em situação de risco.
Serão 24 servidores, entre assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e educadores sociais, divididos em seis equipes que farão o serviço de busca ativa e outras cinco que sairão às ruas atendendo apenas as solicitações que chegam à Central 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população. O atendimento à população em situação de rua é uma prioridade da gestão do prefeito Rafael Greca.
Como funciona
A ação emergencial é intensificada, das 19h às 23h, sempre que a temperatura chega à mínima de 7 graus. Nos demais horários, os serviços de busca ativa e abordagem social seguem o cronograma de rotina das equipes da assistência social, que são realizados, durante o dia, pelo Centro de Monitoramento 24 Horas, na Regional Matriz, e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros POP, nas outras nove regionais.
A presidente da FAS, Elenice Malzoni, explica que o objetivo é localizar todas as pessoas que estão em situação de rua e correm risco de morte por hipotermia. “Não podemos perder nenhuma pessoa para o frio, por isso, estaremos nas ruas para fazer o resgate, ofertar acolhimento e os demais serviços que sejam necessários”, disse Elenice.
Infraestrutura
Para receber as pessoas em situação de rua neste inverno, a Prefeitura implantou uma unidade no ginásio da Praça Plinio Tourinho, com a oferta de 160 vagas de acolhimento temporárias, disponíveis entre os dias 15 de maio e 15 de setembro. Com isso, o número de vagas ofertadas chega a aproximadamente 1.200, considerando a ampliação da rede oficial, as unidades conveniadas, as unidades parcerias e os atendimentos diurnos.
No caso de crianças e adolescentes em situação de rua, as equipes da FAS acionam os Conselhos Tutelares e a fundação realiza o acolhimento em unidades que atendem esse público.
Refeitório móvel
As pessoas em situação de rua da região central também contam com o Expresso Solidariedade, um ônibus adaptado que funciona como um refeitório móvel e circula pela cidade para a distribuição de refeições feitas por voluntários.
O atendimento acontece diariamente, das 18h às 23h, em pontos mapeados onde há maior concentração de pessoas em situação de rua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços