Na Matriz, Greca diz que as regionais devem olhar de frente para o povo

“A implantação das Ruas da Cidadania representa uma postura da Prefeitura de olhar o povo de frente e atender as suas necessidades”, disse o prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (18/5), em visita à Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa. O local completou 21 anos de existência no último dia 15 de maio.
Greca conversou com gestores dos vários serviços públicos deste braço da Prefeitura que atende os bairros Ahú, Cristo Rei, Alto da Glória, Hugo Lange, Alto da XV, Jardim Botânico, Batel, Jardim Social, Bigorrilho, Juvevê, Bom Retiro, Mercês, Cabral, Prado Velho, Centro, Rebouças, Centro Cívico, São Francisco.
O prefeito lembrou que foi o criador do projeto das Ruas Cidadania em 1993. “Buscamos dinheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Começamos pelo Boqueirão, depois o Boa Vista. A Matriz ficou por último”, relembrou Greca.
O prefeito defendeu a importância do equipamento, citando que é preciso zelar pelo “rosto da cidade”. Ele cobrou ações mais duras contra o tráfico de drogas, principalmente na região central da cidade, além da necessidade de ampliar as ações sociais para combater o que chamou de deterioração social. “Nós sabemos que tem gente usando as caixas de metal da Copel e da Sanepar para guardar drogas e nós temos que lutar contra isso”, disse Greca.
Combate à evasão escolar
O prefeito comemorou o fato de que as ações do Núcleo da Educação da Matriz conseguiram reverter um grave problema de evasão escolar na regional. A ausência escolar, que alcançava 380 crianças, hoje é quase zero. “Nós só não conseguimos trazer de volta à escola um dos adolescentes, porque os demais novamente estão frequentando as aulas. Fomos atrás das famílias e também trabalhamos a acolhida com os professores e todo o corpo docente”, relatou Suzana Galeazzi, chefe do Núcleo de Educação da Regional Matriz.
Para incentivar os estudantes, o prefeito pediu que eles tenham amplo acesso aos centros de esporte lazer das praças Oswaldo Cruz e Adauto Botelho. Além disso, solicitou estudos de um projeto que tenha a participação da iniciativa privada para reformar o Velódromo do Jardim Botânico.
Calçadas e Feira de Futebol
Os gestores também abordaram formas de melhorar o acesso de pessoas com deficiência à Rua da Cidadania, que atualmente tem muitas escadas. Além disso, foi discutida a frequência do Restaurante Popular - em torno de 1.800 pessoas por dia -, a reformulação no comércio ambulante e a situação das calçadas.
Greca pediu estudos da Secretaria do Meio Ambiente para reformar as calçadas que são deformadas pelo crescimento das raízes das árvores. “Atualmente nós já encapsulamos as raízes, mas ainda temos jacarandás e ipês que foram plantados no sistema antigo, precisamos dar uma solução para isso”, comentou.
O projeto da Feira de Futebol também foi discutido. O objetivo é levar banheiros químicos ao redor dos estádios horas antes da partida. “Os vizinhos dos estádios não são obrigados a aguentar torcedores urinando na porta da sua casa”, exemplificou o prefeito. Além dos banheiros, a feira levaria também food trucks aos locais.
Outro assunto tratado na reunião foi o Mercado Municipal, que completa 60 anos. O secretário de Abastecimento Luiz Gusi disse que serão feitas mudanças na estrutura do prédio, que também receberá pintura.
Semáforo
O prefeito autorizou a implantação de um semáforo na Avenida Getúlio Vargas com a Nunes Machado. O equipamento é necessário devido ao grande números de pedestres que transitam por lá para ir à Paróquia Imaculado Coração de Maria, à Faculdade Claretiano, à Unidade de Saúde e ao Centro de Esporte e Lazer Ouvidor Pardinho.
Greca também assinou um convênio de parceria com a comunidade para um trabalho preventivo com as crianças carentes. E recebeu agradecimentos de Osvaldo Avelino da Silva pelas melhorias feitas na Praça Rui Barbosa; de Aurélio de Conto pela construção da ponte da Rua Vitorino Kaviski e fresa e recape das ruas Lúcio Rasera, Otelo Queirolo, Carlos Fracaro e Isabel Witchers Gomm.
Participaram do encontro, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o administrador regional José Dirceu de Matos, a vereadora Julieta Reis, a coordenadora do projeto Bairros na Prefeitura, Rafaella Munhoz da Rocha, o secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, e coordenadores de núcleos regionais. Após a reunião, o prefeito almoçou no Restaurante Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade