Mutirão do MEI terá cursos grátis e empreendedorismo nesta quinta

O Salão de Atos do Parque Barigui recebe, nesta quinta-feira (17/5), o Mutirão do MEI, que irá oferecer seminários, consultorias e serviços gratuitos de formalização e capacitação para os 81 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba e aqueles trabalhadores que pretendem abrir um negócio. A ação faz parte da Semana MEI, promovida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), e vai até a próxima sexta-feira (18/5).
“O Mutirão do MEI será uma oportunidade para os empreendedores se formalizarem, tirarem dúvidas e também buscarem se capacitar”, destaca Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora dos Espaços Empreendedor, unidades da Prefeitura responsáveis por vários serviços gratuitos aos MEIs em Curitiba. Ela lembra que a ação também permitirá às pessoas buscarem informações confiáveis de especialistas para que possam desempenhar as atividades de forma legal, segura e competitiva.
Durante o Mutirão do MEI, que ocorrerá das 8h às 18h, o Salão de Atos do Parque Barigui irá se transformar em um imenso “Espaço Empreendedor” com seminário, em que especialistas do Sebrae/PR e parceiros irão abordar temas como gestão, negócios inovadores, novas tecnologias, organização de finanças e imagem pessoal.
Além disso, todas as equipes dos oitos Espaços Empreendedor da Prefeitura estarão presentes para orientar e ajudar a regularizar o MEI, bem como auxiliar no envio da declaração anual (DASN-Simei). “Por conta do mutirão, todas as unidades, localizadas nas Ruas da Cidadania, estarão fechadas nesta quinta-feira”, salienta Letícia.
Haverá ainda consultorias de especialistas do Sebrae/PR e atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito (Sicredi, Sicoob, Movera e Fomento Paraná) e tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (sobre ISS), Secretaria Municipal do Urbanismo, Receita Estadual, INSS e  Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Vale do Pinhão 
Ligadas ao programa Curitiba Empreendedora, da Agência Curitiba, as oito unidades do Espaço Empreendedor da Prefeitura oferecem vários serviços gratuitos, como a formalização ou encerramento do MEI, emissão de alvará e realização da declaração anual. As pessoas podem ainda obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação.
O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae/PR, que também oferece consultorias de seus profissionais na gestão do negócio. Em 2017, as unidades realizaram cerca de 130 mil atendimentos para empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio.
Todas as unidades estão passando por modernizações dentro do conceito do Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. Assim, empreendedores estão sendo capacitados a compartilhar ideias, a usar a tecnologia como aliada do crescimento e a apostar na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.
As equipes participam ainda de programas de capacitação para atender a população. Como resultado, a unidade da Fazendinha conquistou, no dia 9 de maio, o Selo Bronze de Atendimento Sebrae/PR 2017. O objetivo do selo estadual é reconhecer as unidades de todo o Paraná pelo desempenho e qualidade de atendimento aos MEIs.

Serviço: Mutirão do MEI
Data: quinta-feira (17/5)
Local: Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, S/N, Santo Inácio)

PROGRAMAÇÃO
8h às 9h – Credenciamento
9h às 11h45 – Seminário I: Espaço Empreendedor, onde Nasce o MEI, Tecnologias Emergentes, Cenários e Oportunidades, Como Nascem os Negócios Inovadores” e Gestão de Tarefas: Como Organizar sua Agenda e Ganhar Tempo.
13h30 às 15h30 – Seminário II: Microempreendedor – Macro Comprometimento e Cuide das suas Finanças e Avance Você!
15h45 às 18h – Oficina O Poder de Imagem Pessoal Para o seu Negócio”.
9h às 18h – Atendimento presencial: Espaços Empreendedor da Prefeitura, Consultoria de Gestão do Sebrae/PR, Previdência  Social, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Instituições Financeiras, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Urbanismo e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 
Toda a programação do Mutirão é gratuita. As inscrições para participar da ação podem ser feita no site da Agência Curitiba, mas os MEIs poderão ir diretamente ao evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade