Municípios serão capacitados ao Prêmio Culturas Populares 2018

Seis municípios do Paraná vão receber, a partir de segunda-feira (21), oficinas de capacitação e orientação para auxiliar produtores culturais, grupos e interessados em participar da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura. A programação, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, será conduzida por representantes do Ministério que estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar sobre o procedimento das inscrições, que vão até 13 de junho.
O edital vai investir R$ 10 milhões para 500 iniciativas culturais de mestres(as), grupos e instituições privadas sem fins lucrativos que fortalecem e contribuem para a promoção da cultura popular.“É uma grande oportunidade para quem faz e mantém de pé a arte popular do Paraná, tão rica e muitas vezes desconhecida pelo resto do país. Por isso nossa missão tem sido promover cada vez mais projetos como a Mostra de Arte Popular e o Prêmio Arte Paraná que valorizam a cultura típica do Estado dentro do nosso próprio território", afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que este edital é a maior premiação do país na área da cultura popular “O Prêmio Culturas Populares é um marco. É a maior premiação da cultura popular brasileira, é o reconhecimento da importância de nossas tradições culturais e daqueles que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso país”, afirmou Sérgio durante o evento de lançamento do edital em Recife (PE).
6ª EDIÇÃO - O Prêmio contemplará cada projeto premiado com R$ 20 mil. Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).
Os critérios de seleção dos projetos levam diversos pontos como levar em consideração o grau de intercâmbio de saberes e fazeres da cultura popular, a relevância e a contribuição sociocultural das manifestações nas comunidades, a perpetuação e preservação das atividades, gerando emprego e renda, entre outros.
SERVIÇO: Oficinas de apresentação e orientação.
FOZ DO IGUAÇU - 21, às 9h.
Local: Ecomuseu de Itaipu | Av. Tancredo Neves, 6001
Inscrições: goo.gl/BzDdzz
NOVA SANTA ROSA - 21, às 16h30.
Local: Teatro Municipal Gustavo Fischer | Av. Tucunduva, 02
Informações: (45) 3253-1144.
Inscrições no local.
CASCAVEL - 22, às 9h.
Local:  Teatro Municipal Sefrin Filho - Rua Rio de Janeiro, 905.
Inscrições: Teatro Municipal Sefrin Filho (45) 3902-1865.
CURITIBA - 23, às 9h.
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná - R. Cândido Lopes, 133.
Inscrições: Coordenação de Ação Cultural da SEEC, com Rogério Bozza: (41) 3321-4776 ou rogeriobozza@seec.pr.gov.br.
PARANAGUÁ - 23, às 14h30.
Local: Casa Cecy - R. Quinze de Novembro, 499.
Inscrições: Casa Cecy | (41) 3423-5206.
LONDRINA - 24, às 9h.
Local: Auditório Vilanova Artigas na Secretaria Municipal de Cultura de Londrina - Praça Primeiro de Maio,110
Inscrições: Diretoria de Incentivo à Cultura | (43) 3371-6614 | promic.cultura@londrina.pr.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade