Estado oferta curso de Enfermagem gratuito em Campo Largo

A comunidade do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu do Governo do Paraná, no início deste ano letivo, uma nova possibilidade formação profissional gratuita. O curso técnico em Enfermagem ofertado no Colégio Estadual Sagrada Família tem duração de dois anos e atende alunos que já concluíram o Ensino Médio.
A diretora da escola, Lúcia Staron, explicou que o curso era um desejo antigo dos moradores do município. “Sempre houve uma grande solicitação da comunidade para abrirmos um curso técnico, especialmente o de Enfermagem porque temos vários hospitais de grande porte na cidade, que atendem pacientes do município, cidades vizinhas e de outras partes do país”, disse Lúcia.
O colégio recebeu aproximadamente mil inscritos, dos quais 41 foram selecionados para abertura da primeira turma. A funcionária pública Roseli Terezinha de Oliveira Damazio trabalha há 14 anos como agente de prevenção de epidemia em domicílio, escolas e empresas do município. Ela viu no curso a oportunidade para dar continuidade ao aperfeiçoamento profissional.
“Gosto de trabalhar na área da saúde e esse curso vai possibilitar novos conhecimentos. Quando terminar, pretendo continuar aprimorando os conhecimentos na área com um curso superior específico de enfermagem”, disse.
Leamil da Rocha Ramos sempre quis ter formação técnica na área da saúde, mas o alto custo dos cursos particulares impediam que ela estudasse. “Sempre sonhei em ter essa formação, mas não tinha condições de pagar e hoje tenho a oportunidade de estudar e ingressar na área que escolhi como profissão. O curso é completo e proporciona todas as ferramentas necessárias para a preparação dos alunos”, disse Leamil.
CURRÍCULO – A formação técnica em Enfermagem é ofertada em 28 instituições da rede estadual de ensino na modalidade subsequente. O mercado de trabalho para o técnico em enfermagem é amplo, já que o profissional pode atuar em hospitais, unidades de saúde, clínicas médicas, serviço home care, centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, consultórios médicos, ambulatórios e atendimento pré-hospitalar entre outros.
O currículo do curso possui 17 disciplinas entre anatomia e fisiologia aplicadas à enfermagem, assistência de enfermagem à criança e ao adolescente, assistência de enfermagem a pacientes críticos e à saúde da mulher, assistência de enfermagem cirúrgica e clínica, fundamentos da enfermagem e do trabalho, processos de comunicação e informação em enfermagem, trabalho em saúde e saúde e doença, com uma carga horária de 1,2 mil horas. O currículo do curso prevê ainda outras 640 horas de estágio.
ESTRUTURA DE PONTA – O laboratório de enfermagem da escola conta com equipamentos novos e modernos que auxiliam o aprendizado prático dos estudantes, como o projetor interativo que permite que as aulas sejam mais atrativas. Além dos equipamentos, os alunos têm acesso a um acervo bibliográfico específico para as disciplinas do curso. O investimento para aquisição dos equipamentos e do acervo bibliográfico é de aproximadamente R$ 58 mil.
“As instituições de ensino estaduais que ofertam cursos técnicos têm uma infraestrutura completa com equipamentos de ponta e acervo bibliográfico específico que preparam os profissionais para ingresso imediato no mundo do trabalho, ampliam a possibilidade de renda e proporcionam também a continuidade dos estudos”, disse a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Cândida Junqueira.
NA REDE - A Secretaria de Estado da Educação oferta gratuitamente 57 cursos profissionalizantes em nível médio disponíveis em 343 escolas estaduais, em 183 cidades. Os cursos estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias.
Para os alunos que estão ingressando no Ensino Médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o Ensino Médio, com idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.
SEMANA DA ENFERMAGEM – Todas as 28 instituições de ensino da rede estadual que ofertam a formação técnica em Enfermagem participaram nessa semana de oficinas e palestras relacionadas ao curso. A programação foi elaborada pelas coordenações do curso para a Semana de Enfermagem com o objetivo de promover e atualizar informações sobre a formação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços