Educação dos curitibinhas segue os objetivos propostos pela ONU

“Esta cidade singular é também a cidade que pauta sua educação pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Curitiba já conduz o ensino em suas 400 unidades nessa agenda das Nações Unidas, por meio do currículo e do processo de formação dos professores.” A declaração foi feita pelo prefeito Rafael Greca na abertura do 
A proposta do Fórum, que vai até sexta-feira (18/5), é mostrar boas práticas e compartilhar cases da América Latina no alcance dos ODS e na integração entre os setores público, privado e academia.
Alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento é promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas e Programa Cidades e Princípios para Educação Executiva Responsável. Tem apoio da Prefeitura de Curitiba, 
O prefeito destacou Curitiba como cidade de vanguarda em inovação. “O profeta Isaías disse que o homem é o que o homem conhece. E o mundo será a cultura da inovação que formos capazes de consolidar. Sejam muito bem-vindos a Curitiba, a cidade com nome de semente de árvore, o lugar certo para propagar as virtudes do desenvolvimento sustentável”, completou Greca.
Ele também lembrou que, em 1996, Curitiba ganhou o Prêmio Mundial do Habitat pelo conjunto de sua obra urbanística. E, agora, com novos desafios globais e locais, a cidade implementa e se destaca em ações que se tornam referência no cumprimento da agenda de desenvolvimento sustentável da ONU.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Curitiba aderiu aos ODS em outubro de 2017, por meio de uma carta de compromisso entregue à direção do Programa Cidades das Nações Unidas.
Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, os 17 objetivos devem ser atingidos até 2030 e buscam promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, o que inclui ações para erradicação da pobreza, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis, entre outros.
Saiba mais sobre os ODS: https://nacoesunidas.org/pos2015/
Presenças
Participaram da abertura do Fórum a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente do Instututo Municipal de Administração Pública, Alexandre Jarschel de Oliveira; o secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Sílvio Barros; o diretor das Américas do Pacto Global, Javier Cortez; o presidente da Copel, Jonel Iurk; o presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), Norman de Paula Arruda Filho; o diretor do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Michael Nolan, e a oficial da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina, Vera Kiss; o presidente da Celepar, Jacson Leite; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel.
A programação do Fórum incluirá, na tarde de sexta-feira, uma apresentação da secretária Maria Sílvia Bacila sobre o alcance dos ODS na rede pública de ensino e as boas práticas em escolas que estão alinhados com esses objetivos.

Serviço: Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina
Local: Museu Oscar Niemeyer (Marechal Hermes, 999, Centro Cívico)
Data: até sexta (18/5)
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelohttps://www.highlevelregionalforum.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços