Curitiba apresenta ajuste fiscal em conferência nos EUA sobre desafios das finanças municipais

O secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, vai apresentar os resultados do Plano de Recuperação de Curitiba na International Conference on Municipal Fiscal Health, promovida pelo Lincoln Institute, em Detroit (EUA).
O Plano foi implementado no ano passado para gerenciar a então crítica situação fiscal do município.
“Os desafios que estamos enfrentando com sucesso aqui em Curitiba são comuns a muitas cidades, principalmente na América Latina”, diz Puppi. “Basta um governo perder o controle das contas, como era o caso da gestão anterior, para que a cidade comece a ser desligada aos poucos. Felizmente, saímos dessa trajetória”
O encontro será realizado entre os dias 21 e 23 de maio. Puppi participa como palestrante do painel “Gestão de Obrigações e Fluxo de Caixa” ao lado de Thad Calabrese, da pós-graduação em serviços públicos da Universidade de Nova York, e do consultor Andrew Kleine.
Importância do impacto
O enfoque do painel é discutir a necessidade de os municípios analisarem o impacto financeiro de longo prazo antes de assumirem determinados compromissos. “As cidades precisam adotar práticas de gestão de caixa que assegurem a liquidez adequada para financiar as despesas operacionais do governo”, traz a apresentação feita pelos organizadores do evento.
A programação da conferência conta com uma série de representantes de universidades (como London School of Economics, Chicago, Georgia State, Southern California, Toronto, México, Buenos Aires, Pretória, entre outras), instituições financeiras, governamentais e consultorias (OCDE, Standard and Poor´s, Bank of Boston), fundos de investimentos, terceiro setor e representantes de governos (dos EUA e outros países).
Do Brasil, participam como palestrantes o secretário curitibano e Ciro Biderman, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Desafios preocupantes
De acordo com o Lincoln Institute – um think tank dedicado a melhoria da qualidade de vida por meio de gerenciamento e tributação pelo uso do espaço público – municípios de várias partes do mundo enfrentam “desafios preocupantes” na área fiscal, dispondo muitas vezes de instrumentos financeiros precários e enfrentando alto endividamento, situações que comprometem o atendimento às necessidades crescentes da população.
A conferência faz parte de uma campanha lançada em 2015 que procura ajudar as cidades na promoção de sustentabilidade financeira. Para o Lincoln, trata-se de um problema de “importância global”.
“Em Curitiba estamos trabalhando com muita ênfase na sustentabilidade financeira, uma pré-condição essencial para o desenvolvimento”, diz Puppi, que já apresentou o pacote de ajustes para gestores públicos norte-americanos e latino-americanos em encontro realizado no ano passado em Cambridge (EUA). “Os resultados estão aparecendo de forma cada vez mais consistente na capital.”
De acordo com os organizadores, o “diálogo internacional” promovido na conferência por especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque deve ajudar a elevar a saúde fiscal das cidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços