Apesar do frio, movimento é grande na castração de cães e gatos no Bairro Novo

Começou nesta segunda-feira (21/5) a segunda etapa do Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba na Regional Bairro Novo. A unidade móvel para a cirurgia que atende a área Sul da cidade ficará até sexta-feira (25) na Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado).
Apesar do dia gelado, o movimento era grande já pela manhã. Para a agente administrativa Célia Pacheco, vale qualquer esforço pelos animais. Ela estava acompanhada da cachorrinha Columbia, de 9 meses, que foi adotada com 45 dias de vida.
“Parece que as temperaturas baixas garantem até mais conforto com os curativos e a roupa cirúrgica”, disse Célia. “E já temos animais demais nas ruas, temos que fazer a nossa parte”, completou.
A aposentada Florinda Alzira Azevedo e a filha, a dona de casa Anna Caroline Dias Gama, pensam da mesma maneira. Elas são conhecidas onde moram por dar abrigo, castrar e encontrar lares para cães abandonados. Nesta manhã, as duas aguardavam pelas cirurgias de dois cães, Lilica e Amarelo, que foi abandonado em frente à casa da família e os “adotou”.
Florinda contou que soube do Programa de Castração Gratuita há pouco tempo e ficou satisfeita com o atendimento. Após conseguir informações diretamente na Rua da Cidadania, ela fez a inscrição no site da Rede de Proteção Animal. “É muito importante poder contar com um serviço público como esse, já que acabamos recolhendo animais da rua e encaminhando para adoção também”, comemorou Florinda.
Pela saúde
Agitada, a cadela Belinha, de 2 anos, já perdeu uma oportunidade de castração por causa de um cio, mas deu sorte de conseguir uma vaga nesta semana no Bairro Novo. O responsável por ela, o auxiliar de produção desempregado Alex Sandro Silveira Nunes, ficou aliviado.
“Foi muito rápido. O procedimento deve deixar ela um pouco mais tranquila e evitar que ela tenha algum problema de saúde”, disse Alex.

COMO FAZER
Os responsáveis pelo animais podem continuar a inscrevê-los no Programa. Regionais que já tenham sido atendidas receberão novamente as unidades móveis em novas etapas. Confira o passo a passo:
1 - Acesse o link Cadastre seu Animal no site da Rede de Proteção;
2 - Informe seu CPF para iniciar o cadastro;
3 - Preencha corretamente seus dados e os dos animais;
4 – Informe o programa social ou ONG do qual faz parte: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou protetor independente cadastrado (Cadastro de Protetor Independente);
5 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página, clique em Salvar e anote o protocolo gerado (cada animal inscrito terá um número de protocolo);
6 – Compareça à Rua da Cidadania da sua Regional para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;
7 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços