Técnicos participam de capacitação para atender pessoas com deficiência



 Fundação de Ação Social (FAS) encerrou, nesta terça-feira (6/3), uma capacitação para técnicos que trabalham nos 45 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) sobre o atendimento a pessoas com deficiência. Ao todo, 90 servidores participaram do curso de qualificação que teve outras duas turmas, nos dias 27 de fevereiro e 1 de março, e aconteceu no Liceu de Ofícios Campo Comprido.
Nas aulas foi aplicado o Questionário para Identificação das Barreiras para o Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
A estratégia de formação dos assistentes sociais foi definida a partir da ação nacional desenvolvida pelo Programa BPC na Escola. O curso foi divido em três turmas e teve uma carga total de 8 horas, sendo quatro delas à distância e quatro presenciais. No módulo à distância, os servidores assistiram vídeos, fizeram a leitura do manual que trata do tema e elaboraram perguntas sobre o conteúdo. Já no momento presencial, as dúvidas foram esclarecidas e as discussões teóricas foram ampliadas.
Simone Andreia Alibosek, coordenadora de Gestão de Benefícios da FAS, disse que além de qualificar o servidor para a aplicação do questionário, a capacitação teve o objetivo de apresentar e esclarecer as diretrizes do governo federal referentes ao BPC na Escola e tirar as dúvidas dos servidores que aplicarão o questionário.
Desde o encerramento da primeira turma, técnicos já estão indo até as casas das pessoas com deficiência que recebem o BPC para aplicar o questionário. O público-alvo são 514 pessoas de 0 a 18 anos que não responderam o questionário em 2016.
Programa
O programa de Acompanhamento e de Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, o BPC na Escola, busca garantir a manutenção das pessoas com deficiência na sala de aula. A partir dessa diretriz, os municípios desenvolvem ações na área da educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade