Prefeitura anuncia serviço complementar de BRT para quem deixar Parque Olímpico após 1h

O metrô registrou, entre os dias 5 e 7 de agosto, 530 mil entradas adicionais no sistema. A informação foi divulgada pelo secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, durante entrevista coletiva no Rio Media Center para apresentar, junto com o secretário executivo de Governo da Prefeitura do Rio, Rafael Picciani, e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o balanço da mobilidade nos primeiros dias de Jogos Olímpicos.

- Conseguimos absorver esses passageiros sem gerar impacto, mantendo a qualidade e a regularidade do serviço em todas as linhas. Por três dias, o metrô transportou mais de 1,5 milhão de pessoas, somando usuários tradicionais do sistema e moradores àqueles originados pela Olimpíada. No domingo, foram mais de 112 mil passageiros somente na Linha 4 - informou o secretário.

O sistema ferroviário também registrou, no mesmo período, aumento de embarques. Nos três primeiros dias de competições, foram registradas 244 mil entradas a mais que a média.

- Estamos oferecendo mais de 3 milhões de lugares nos trens diariamente e trabalhando com intervalos menores. O Governo do Estado está plenamente satisfeito com seus modais e trabalhando de forma integrada com a Prefeitura para promover ainda mais mobilidade a quem mora na cidade ou vem assistir aos Jogos - afirmou Rodrigo Vieira.

Durante a entrevista, Rafael Picciani anunciou ainda que, a partir desta segunda-feira (8/8), os espectadores terão uma nova opção de transporte caso deixem o Parque Olímpico após 1h, horário de encerramento de operação da Linha 4: um serviço especial do BRT que vai do complexo esportivo até a Central do Brasil.

- Serão oito paradas na Zona Sul e três no centro da cidade, incluindo pontos próximos às estações do metrô. Estamos reforçando essas informações com avisos sonoros em todos os modais de transporte, além dos sistemas de som e telões das arenas esportivas para garantir o retorno de todos os espectadores - disse Picciani.

O secretário executivo de Governo agradeceu a colaboração do carioca ao deixar o carro em casa e reforçou o uso do transporte público como melhor forma de circular pela cidade no período dos Jogos. No fim de semana, os serviços especiais de BRT criados para a Olimpíada registraram fluxo de 328 mil pessoas e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que circula pelo centro, transportou 79 mil passageiros.

Transporte público para ir e voltar das competições

Quem deixar o Maracanãzinho depois da meia-noite em direção à Zona Norte deve optar pelos trens da SuperVia, nas estações São Cristóvão e Maracanã, já que a Linha 2 do metrô encerra as atividades neste mesmo horário. Haverá também reforço na operação dos ônibus nesta direção. Para quem vai para a Zona Sul, a melhor opção é o metrô, de preferência saindo da estação São Francisco Xavier. Durante os Jogos, a Linha 1 terá seu horário de funcionamento estendido até 1h30.

Para quem sai da Arena de Copacabana em direção à Zona Oeste, a melhor opção são os ônibus regulares.

Novo esquema também nos trens de Deodoro

A SuperVia alterou nesta segunda-feira o planejamento do ramal Deodoro para atender ao público que for ao Parque Olímpico de Deodoro e Centro Olímpico de Hipismo. Das 16h às 21h30, as viagens deste ramal serão encerradas na estação Magalhães Bastos. As partidas dos trens acontecerão com intervalos de oito minutos.

Após o evento no Parque Radical, para o retorno do público, serão oferecidas viagens extras com partidas de Ricardo de Albuquerque para as estações terminais Japeri e Central do Brasil, de acordo com a demanda de passageiros.

A concessionária está monitorando o fluxo de passageiros e trens extras podem ser disponibilizados para reforçar o atendimento ao público. Todas as viagens são em trens com ar-condicionado.

Quem for às competições no Maracanãzinho e no Sambódromo poderá contar com os trens regulares. Logo após os jogos de vôlei, serão oferecidas partidas extras da estação Maracanã para Santa Cruz e Japeri, de acordo com a demanda. As demais estações do sistema funcionarão para desembarque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços