Theatro Municipal apresenta a ópera nesta sexta-feira (22/4)

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai ser palco, nesta sexta-feira (22/4), da ópera Dom Quixote. No espaço da Secretaria de Cultura, o espetáculo será apresentado pelo Coro e Orquestra Sinfônica do Municipal, com a participação de solistas convidados, como o estadunidense Gregory Reinhart, no papel-título, a mezzo-soprano Luiza Francesconi, como Dulcineia, e o barítono Eduardo Amir, que dará vida a Sancho Pança

Segundo o diretor artístico do Municipal, André Cardoso, a apresentação da ópera é resultado de uma parceria firmada com o Theatro São Pedro, de São Paulo.

– Reviver a ópera de Massenet e trazê-la mais uma vez ao palco do Municipal só foi possível graças ao acordo de coprodução estabelecido com o Theatro São Pedro, uma iniciativa que abre boas perspectivas para a cena lírica nacional. Procedimento comum entre teatros de ópera em todo o mundo, as coproduções reduzem os custos, garantem um maior número de récitas aos artistas e fazem circular as produções, tornando-as acessíveis para um público maior – disse Cardoso.

A história
Ao longo dos últimos quatro séculos, a obra já cativou milhares de pessoas, das mais diferentes nacionalidades. As peripécias de Dom Quixote de La Mancha se tornaram conhecidas em 1605, no livro O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, do autor espanhol Miguel de Cervantes.

Aficionado por romances de cavalaria, o fidalgo atrapalhado de meia idade acreditava que todas as histórias mirabolantes que lia eram verdadeiras e resolveu fazer como seus heróis, tomando para si o título de cavaleiro andante. Montado em seu cavalo velho e magro, Rocinante, e acompanhado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança, percorreu o interior da Espanha para salvar donzelas inocentes em apuros e lutar contra moinhos de vento e rebanhos de carneiros. Era perdidamente apaixonado por Dulcinéia del Teboso que, em suas fantasias, era uma mulher muito rica e refinada, filha de uma poderosa família da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços