Substituição de fios da rede elétrica pode ajudar a evitar incêndios


Incêndios causam prejuízos financeiros e podem resultar até em mortes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Incêndios causam prejuízos financeiros e podem resultar até em mortes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Todos sabem que o manuseio de produtos inflamáveis, ou até mesmo de uma simples vela, pode causar incêndios. Porém, muitas vezes, o perigo pode estar escondido dentro do forro.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), a fiação elétrica de uma residência ou empresa, caso seja muito antiga ou esteja sendo utilizada de maneira indevida, pode gerar curto-circuito.
Segundo o CBMAC, os casos de incêndios aumentaram 27,5%, na comparação entre 1º de janeiro e 13 de abril de 2015 com 2016. Esse tipo de evento marca para sempre as vidas das pessoas com a lembrança de uma tragédia.
“A principal causa dos incêndios tem sido a questão da rede elétrica. Isso ocorre porque, muitas vezes, as pessoas constroem casas, mas esquecem da parte elétrica. Os fios envelhecem, ressecam e perdem a resistência que possuíam anteriormente”, explicou o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão.
Mas alguns cuidados podem evitar que o pior aconteça. Segundo Falcão, por exemplo, uma tomada destinada para ventiladores ou carregadores não pode ser utilizada para ligar um micro-ondas.
“É preciso sempre fazer uma revisão na fiação elétrica, seja comercial ou residencial. Além disso, buscar informações técnicas relacionadas à especificação de fios, pois existem materiais de diversas espessuras, cada um para um tipo de aparelho eletrônico. Podemos evitar com a ajuda de todos. É importante que todo mundo colabore”, concluiu o oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços