Saraus, visitas e apresentações culturais revivem a história do século XIX

Em sua 13º edição o “Café, Cachaça e Chorinho” no Vale do Café apresenta a diversidade das culturas originárias de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil colonial, o ciclo do café. Com programação intensificada entre as semanas de 21 de abril a 1º de maio, o evento oferece roteiros históricos pelas fazendas e atividades como saraus e apresentações que revisitam a história do século XIX.

Utilizando a cachaça como ingrediente, o chorinho como trilha sonora e a cultura remanescente do período do café, as atividades acontecem de quinta a domingo nos municípios de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores. Para Nilo Sergio Felix, secretário de Turismo, o evento, realizado anualmente, eterniza na memória dos moradores e dos turistas os tempos áureos do café.

– O Vale do Café é uma das regiões turísticas que mais preserva as características dos antepassados. Basta visitar uma das treze cidades para se encantar com a arquitetura dos casarões e se sentir em um verdadeiro passeio pela história do Estado do Rio de Janeiro em uma época imponente em que o café dominava a economia nacional. O “Café, Cachaça e Chorinho” transforma a região em uma grande festa, onde a cada esquina é possível encontrar uma atração musical, teatral ou gastronômica. É um passeio imperdível – disse o secretário.

Rio das Flores realiza atividades gratuitas no dia 22, com a reabertura da Casa de Cultura, prédio histórico de 1896, recém restaurado, onde acontecerão shows, palestras e exposição a partir das 17h30. No mesmo dia, às 14h, a Associação de Artesãos Florart, no distrito de Manoel Duarte, oferece oficina de bordado gratuita ministrada pelas artesãs locais.

A Fazenda União realiza no dia 22 de abril, às 19h, o sarau “Da Senzala a Casa Grande”, com apresentação de jongo e capoeira e jantar à luz de velas. No mesmo dia, a Fazenda do Paraízo terá recepção com guia vestida a caráter, fazendo visita pela casa sede e área do antigo beneficiamento de café às 10h30 e 15h.

Em Vassouras, a Fazenda Cachoeira Grande terá trilha sonora de Jacob do Bandolim e outros mestres do choro. A Fazenda Santa Eufrásia realiza o “Música na Fazenda”, com o violonista André Medeiros, dia 24 de abril, às 11h. A proprietária recebe os convidados vestida como Sinhá e oferece café com quitutes inspirados no período colonial.

Em Barra do Piraí a Fazenda Ponte Alta realiza o “Sarau do Gegê”, dia 22 de abril, com início às 10h. A fazenda São João da Prosperidade oferece visita guiada aos sábados e domingos em dois horários, às 10h e 15h. A Fazenda Alliança irá receber visitantes nos dias 22, 23, 29 e 30 de abril, às 14h, com passeio pela antiga engenharia de lavagem, terreiros e tulha de café. No distrito de Ipiabas, a Pousada Brisa do Vale vai servir seu café da manhã colonial para hóspedes e visitantes.

A Vista Alegre, fazenda histórica localizada em Valença, estará aberta nos dias 22 e 24 de abril, sempre às 15h, e vai promover a visita “História com Cachaça”, tour guiado pela sede com degustação de bolo e cachaça regional.

Na última semana, as atrações acontecem em Rio das Flores e Vassouras. Dia 28 de abril, às 20h, a Fazenda União, em Rio das Flores, promove a Roda de Samba com Aroma de Café, evento aberto aos visitantes com jantar e sobremesas de café, degustação de cachaça e apresentação de música ao vivo. No dia 29 de abril, a partir das 13h, o Mara Palace Hotel, em Vassouras, realiza sua feijoada com apresentação ao vivo do grupo Caindo no Choro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade