Proprietários devem fazer comunicação de venda de veículos ao Detran

O vendedor tem a obrigação de comunicar a venda do veículo ao Detran (Foto: Ascom /Detran)
O vendedor tem a obrigação de comunicar a venda do veículo ao Detran (Foto: Ascom/Detran)
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran)  recebe diariamente reclamações de proprietários de veículos que após venderem suas propriedades acabam sendo surpreendidos com multas por infrações que não cometeram. É que essas pessoas não observaram as recomendações contidas no verso do Certificado de Registro de Veículos (CRV), determinando  que o vendedor tem a obrigação de comunicar a venda ao Detran.
Foi exatamente o que aconteceu com Talys Campos, que vendeu um carro, preencheu e autenticou o documento de transferência, mas não atentou para a necessidade de realizar a comunicação de venda. “Tenho várias multas cujas infrações não cometi, o documento do carro que vendi está vencido, e isso está bloqueando a renovação da minha habilitação”, relatou Campos.
O artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro afirma que o vendedor tem a obrigação de comunicar a venda do veículo ao Detran no prazo máximo de 30 dias, sob pena de ser responsabilizado pelas penalidades impostas e suas reincidências, até a data da comunicação.
“Essa lei está grafada no verso do CRV justamente para alertar o vendedor na hora em que ele está preenchendo a autorização para transferência de veículo”, explica a gerente de atendimento do setor de veículos do Detran, Maura Cavalcante de Assis.
O documento diz ainda que “o adquirente terá o prazo máximo de 30 dias, contados da data da aquisição, para providenciar a transferência do veículo para o seu nome, sob pena de incorrer em infração, conforme o Código de Trânsito Brasileiro”.
Portanto, não existe outra forma de defender-se da irresponsabilidade alheia que não a comunicação de venda. O procedimento é simples: basta preencher completamente o recibo, colher a assinatura do comprador e reconhecer ambas as assinaturas como autênticas em cartório, tirar uma cópia do documento e levar ao setor de serviços de veículo do Detran, na Avenida Nações Unidas, 1735, em frente ao Sétimo BEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços