ISE lança 2ª edição do Projeto Fortalecendo Famílias

O Instituto Socioeducativo (ISE) lançou no último fim de semana, em Cruzeiro do Sul, na região do Juruá, a segunda edição do Projeto Fortalecendo Famílias, metodologia preventiva voltada para famílias com filhos entre 10 e 15 anos.
A ação de governo envolve psicólogos, enfermeiros e técnicos do instituto na busca pela prevenção de adolescentes que não chegaram ao Sistema, mas possuem parentes em medidas.
De acordo com Vanilson Barbosa, diretor do Centro Socioeducativo Juruá, o projeto é realizado toda sexta-feira, das 14 às 17 horas, ao longo de sete semanas. “O objetivo é desenvolver atividades em grupo, abordando temas comuns ao cotidiano de uma família”, destaca.
Segundo Barbosa, em cada um dos sete encontros, são realizados três tipos de reunião: com pais, filhos e família. Pais e filhos participam de encontros separados, porém simultâneos. Assim que se encerram as atividades específicas, as famílias se reúnem num único espaço e passam a trabalhar juntas.
“Essa iniciativa é voltada aos familiares de jovens que cumprem medidas. Para nós, são os vínculos entre pais e filhos os grandes indicadores de que as pessoas ali poderão seguir rumos benéficos. Por isso, incentivamos atitudes gentis e de elogio uns aos outros, passando pelo desenvolvimento de habilidades de comunicação assertiva, empatia, solução de conflitos, estabelecimento de regras de convivência e diversão intrafamiliar”, enfatizou o presidente do ISE Rafael Almeida.
O projeto objetiva a redução dos comportamentos agressivos, antissociais, além do fortalecimento dos vínculos. Os participantes demonstraram bons níveis de participação, satisfação com os procedimentos e apreciação dos temas como relevantes para a própria vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços