Coleções biológicas a serviço da saúde em Minas

Fonte: CPqRR/Fiocruz MG
Agentes de combate a endemias do município de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, ganharam uma ferramenta que poderá auxiliar no controle de zoonoses - doenças que são transmitidas ao homem pelos animais. Trata-se de uma coleção referência de vetores, montada com o apoio da Curadoria da Coleção de Vetores da Doença de Chagas da Fiocruz Minas. O acervo conta com várias espécies, tornando mais eficiente o trabalho dos agentes, que passam a ter mais conhecimento e informações, ao visitarem os domicílios em busca de focos de doenças.
Os exemplares da coleção montada em Sabará são provenientes dos insetários da Fiocruz Minas. O acervo é composto por espécimes de barbeiros - vetores da doença de Chagas - e ainda de 25 lâminas de flebotomíneos - transmissores das leishmanioses - e de mosquitos como oAedes aegypti e o Culex, vetores de arboviroses, como dengue, zika, filariose, entre outras . Para fazer a montagem, curadores e técnicos das quatro coleções da unidade ofereceram um curso destinado aos agentes do município.
“Durante dez dias, foram ministradas aulas teóricas e práticas que abordaram diversos temas voltados para o bom uso, preservação e manutenção de uma coleção. O curso também contou com noções teóricas sobre os vetores cujas espécies compõem a coleção, bem como sobre as doenças relacionadas a esses vetores”, afirma Raquel Aparecida Ferreira, curadora da Coleção de Vetores da Doença de Chagas e responsável pelo projeto em Sabará.
Participaram do treinamento 14 agentes de combate a endemias, que atuam em diferentes bairros do município. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Munique Guimarães de Almeida, esses profissionais estão em contato permanente com a população e, por isso, acabam exercendo a função de multiplicadores de conhecimento. Nesse sentido, segundo ela, é muito importante estarem bem embasados para que possam esclarecer, com mais propriedade, as dúvidas das pessoas.
“No caso do Aedes aegypti, por exemplo, é fundamental que eles percebam a diferença entre a fêmea e o macho. Essa informação pode ser um indicador relevante, uma vez que, como sabemos, somente a fêmea pica e transmite doenças”, comenta. “Temos ainda os vetores da doença de Chagas, motivo de dúvida entre as pessoas. Saber identificar um barbeiro de verdade é extremamente importante”, exemplifica.
Coleções 
As Coleções Biológicas sob a guarda da Fiocruz Minas conservam milhares de amostras, que incluem uma das mais completas coleções zoológicas da América Latina. Os acervos garantem a denominação de grupos de organismos e estabelecem a base de informação para análises de distribuição geográfica, diversidade morfológica, relações de parentesco e evolução das espécies, levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.
O Ministério do Meio Ambiente, desde 2012, concedeu às quatro coleções da unidade – Malacológica Médica, de Flebotomíneos, de Vetores da Doença de Chagas e de Mosquitos Neotropicais- o status de “fiéis depositárias” de amostras de componentes do patrimônio da biodiversidade brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade