Arrecadação com IPVA cresce 8% em 2015

A Secretaria de Estado da Fazenda espera fechar o ano com uma arrecadação de R$ 1,4 bilhão com o IPVA, o imposto sobre veículos automotores, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. “Foi um bom resultado para um ano de crise. A inadimplência se manteve abaixo de 4% e temos que levar em conta que a tabela de 2015 reduziu em média 3,4%”, destaca o gerente de arrecadação, Nilson Rodolfo Scheidt. O IPVA representa em torno de 10% da arrecadação própria do Estado.

A previsão para 2015 é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA. Mais uma vez houve redução na tabela, desta vez de 4%. A arrecadação do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas 50% dos valores arrecadados são repassados ao município em que o veículo estiver licenciado. A receita do imposto é utilizada para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e saneamento, ou seja, não é exclusiva para obras viárias.

Em Santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo. É a alíquota mais baixa entre os estados do Sul (PR 3.5% e RS 3%) e São Paulo (4%). O proprietário do veículo pode quitar em cota única ou em três parcelas mensais consecutivas, sem desconto. Mais informações do IPVA estão aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade