Africanos miram comércio exterior e parcerias com Santa Catarina

Na recepção de representantes do Senegal no Brasil, o governador Raimundo Colombo ouviu que há interesse do país e seus vizinhos africanos em ampliar as relações comerciais e o intercâmbio técnico e cultural entre a África e Santa Catarina. “Temos igual interesse em aprofundar laços, nos aproximar da África e buscar mercados, com reciprocidade”, respondeu Colombo. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 15, na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, com a participação técnicos da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI).


Foto: James Tavares / Secom


O cônsul-geral do Senegal em Curitiba, Ozeil Moura dos Santos, acredita que Santa Catarina é um parceiro ideal para a África. “O parque industrial catarinense é muito bom, com indústrias espetaculares. Vocês têm funcionando cinco portos, com custo barato e agilidade”, elogiou o cônsul. Segundo Santos, o momento é importador nas nações africanas e a lista de produtos de interesse é grande, em especial por itens alimentícios, como frango.
Para o governador, a eficiência logística de Santa Catarina é um dos fatores que levaram à redução dos custos operações do comércio exterior pelo Estado. “Nossa economia é internacionalizada e ficamos muito competitivos”, apontou Colombo. “Somos um Estado exportador com uma política de relacionamento internacional muito importante”.
O cônsul senegalês também acredita no potencial de cooperação e transferência de tecnologia. “No Brasil, Santa Catarina é um dos grandes estados para fazer cooperações científicas, culturais e tecnológicas com a África”, disse Santos ao destacar a importância do intercâmbio de duas vias, com benefícios para os dois.
De acordo com o consultor geral da SAI, Marcelo Trevisani, o próximo passo é montar uma agenda com a vinda de representantes africanos em 2016. “Vamos organizar e acompanhar uma agenda para que missões do Senegal e outros países da África interessados em Santa Catarina venha ao Estado se apresentar, conhecer os nossos potenciais, para assim identificarmos formas de firmar parceria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade