PF deflagra operação de combate a fraudes previdenciárias no DF e em Minas

Brasília/DF - A Polícia Federal, em Força-Tarefa com o Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, desarticulou hoje (18) uma quadrilha especializada em fraudar benefícios de aposentadoria por invalidez, obtidos, em sua maioria, por via judicial no Distrito Federal e em Uberaba/MG. Estima-se um prejuízo de mais de R$ 4 milhões, montante este que, considerando-se a expectativa média de vida de 75 anos divulgada pelo IBGE, poderia chegar a R$ 66 milhões.
Cerca de 107 policiais federais e 23 servidores da Previdência Social cumpriram 23 mandados de busca e apreensão em escritório, clínicas e residências dos envolvidos.
O grupo vinha agindo desde 2009 e fraudava em duas frentes, um núcleo operava falsificando atestados médicos, exames, inclusive de imagem, para possibilitar que pessoas requeressem benefícios ou obtivessem a transformação de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez. Já o outro núcleo agia diretamente com segurados que vinham de outros benefícios por incapacidade, na esfera administrativa, com outro tipo de doença, e, ao terem o benefício cessado por alta médica, a quadrilha preparava laudos com alguns diagnósticos de doença, em sua maioria cardíaca.
A falsidade ideológica na documentação apresentada pelos segurados, por vezes foi detectada pela perícia médica da Previdência Social. O benefício pleiteado foi indeferido, e, em um dos casos, a Policia Federal foi acionada e o segurado preso em flagrante.
Para o requerente que não tinha contribuições mínimas para obtenção do beneficio, um contador inseria, via GFIP, um vínculo laboral em empresas inativas e, em seguida, o restante do grupo agia.
O caso vinha sendo investigado desde setembro de 2014, com a identificação de seis pessoas como participantes do esquema, sem que tenha sido constatada, até o presente momento, a participação de servidores da Previdência Social.
Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica, associação criminosa, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade