MPF/MG: estudantes da Fundação CDL recebem palestras sobre as 10 Medidas Contra a Corrupção

Durante quatro dias, procuradores/as da República e voluntários/as explicaram a mais de mil adolescentes as propostas legislativas para aprimorar o combate à corrupção
De 17 a 20 de novembro, os procuradores e procuradoras da República Águeda Aparecida Silva Souto, Daniela Batista Ribeiro, Felipe Peixoto Braga Netto, Laene Pevidor Lança e Rodrigo Leite Prado, além de voluntários e voluntárias, estiveram na sede da Fundação CDL Pró-Criança para ministrar palestras sobre a campanha 10 Medidas contra a Corrupção.

 
Mais de mil alunos e alunas, distribuídos por cerca de 30 turmas, receberam informações sobre como o dinheiro público é desviado no Brasil e quais as formas de se combater e punir os envolvidos nas irregularidades. Os/as adolescentes demonstraram grande interesse no tema, notadamente quando percebiam as consequências que o desvio de dinheiro público acarreta em sua formação profissional e em outros serviços que utilizam.  
 
A campanha 10 medidas visa exatamente aprimorar o combate à corrupção, por meio da apresentação de 20 anteprojetos de lei que pretendem, entre outros, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus, alterando ainda o sistema de prescrição.

Após as palestras, jovens com mais de 16 anos e que possuem título de eleitor assinaram as listas de apoio à campanha, que irão se somar às outras 54 mil assinaturas já recolhidas no estado de Minas Gerais. 
 
Em pouco mais de quatro meses, a campanha das 10 Medidas já arrecadou quase 700 mil assinaturas em todo o país. A meta é alcançar 1,5 milhão de assinaturas de eleitores para encaminhar as propostas ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular. 

Qualquer pessoa pode participar da campanha: basta imprimir a lista de apoio disponível no site www.10medidas.mpf.mp.br, pedir a assinatura de familiares e amigos que possuem título eleitoral e enviá-las à unidade mais próxima do Ministério Público Federal (veja aqui os endereços em todo o Brasil).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços