MPEduc em MS realiza Audiência Pública em Batayporã e Taquarussu

Evento será realizado em 30 de novembro, às 18h00, na Câmara Municipal
Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS) realizarão no dia 30 de novembro de 2015, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Batayporã, audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). O evento vai discutir a qualidade do ensino nas escolas públicas de Batayporã e do município contíguo, Taquarussu. Em 2013, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) de Batayporã foi de apenas 5,0 para os anos iniciais e 3,6 para os anos finais da rede pública de ensino do município. Já as escolas públicas de Taquarussu tiveram nota de apenas 5,1 para os anos iniciais e 3,8 para os anos finais.
 
O MPEduc, conduzido pelo Ministério Público brasileiro, objetiva identificar as variantes responsáveis pelo baixo desempenho das escolas de Batayporã e Taquarussu no IDEB, mesmo com os crescentes investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). Para isso, o MP quer ouvir os órgãos da administração pública municipal e estadual, comunidade e instituições locais sobre as demandas na área, de modo a orientar a atuação do Ministério Público Federal e Estadual.
 
Já no dia 01/12, membros do Ministério Público visitarão algumas escolas da rede pública para verificar as condições das unidades de ensino.
 
Respondem pelo projeto, pelo MPF, o procurador da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, e pelo MP/MS, o promotor de Justiça em Batayporã Radamés de Almeida Domingos.
 
Como funciona o MPEduc - O projeto inicia com o preenchimento de um questionário no site do MPEduc. O segundo passo é a audiência pública, que permite identificar as deficiências da redeescolar e buscar melhorias para a educação oferecida no Município. Segue-se a verificação in loco das escolas e dos Centros de Educação Infantil. Após, há a expedição de recomendações e outras ações extrajudiciais, com a fixação de prazos para que o poder público promova melhorias no ensino e na infraestrutura das escolas. Por fim, novas audiências públicas serão realizadas, para a prestação de contas à população das medidas tomadas pelo Ministério Público.
 
O projeto já foi implementado em Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Nova Andradina e Anaurilândia.
 
As inscrições são necessárias apenas para aqueles que quiserem fazer o uso da palavra e podem ser realizadas na Promotoria de Justiça da Comarca de Batayporã, situada na Rua Jair Abranches Mella, 1203, Centro, ou por meio do endereço eletrônico: edmundo_ikeda@mpms.mp.br, até as 18 horas do dia 27 de novembro de 2015, estando o número de participantes limitado à capacidade do auditório.
 
Serviço
Audiência Pública MPEduc
Hora: 18h
Data: 30/11/2015
 Local: Plenário da Câmara Municipal de Batayporã, localizada na Rua Ataliba Ramos, 1702, Centro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade