Comissão de Direitos Humanos do Senado realiza audiência pública sobre a situação da mulher negra


“Quem mata a mulher negra, mata a preta que pariu este país”, senadora Regina Sousa (PT-PI). Assim começou a audiência pública sobre a situação da mulher negra, que aconteceu na Comissão de Direitos Humanos do Senado, nesta manhã, 19/11.
A audiência faz parte da programação da semana da consciência negra e do calendário de atividades da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que começou ontem com a Marcha das Mulheres Negras e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e pelo dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Clátia Regina, coordenadora da Marcha Nacional das Mulheres Negras, compôs a mesa e falou sobre a importância da marcha e das mulheres negras no parlamento, “ontem Brasília viveu até às 18h a marcha das mulheres negras. Ela nos empodera e ajuda a mudar a história das mulheres negras”.
Em discurso caloroso, Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, emocionou a plateia.  Vilma saudou a presença de mulheres e movimentos negros que vieram de vários estados para lutar na marcha, “a gente vem pra mesa e o auditório vem junto. Estou aqui representando todas nós”. E lamentou a pouca participação de mulheres negras no parlamento, “não admitimos que o Estado seja o principal agressor dos nossos direitos. Nós precisamos de um congresso que faça o que estamos fazendo aqui hoje, levantando a voz”.
A representante do Instituto da Mulher Negra do Estado do Piauí, Sônia Terra, trouxe pontos importantes para a reflexão do público, “sigamos em marcha não só na semana da consciência negra, mas todos os dias. Mesmo a mulher negra sendo uma mulher forte e alegre por natureza, o racismo mata todos os dias das formas mais cruéis. Para isso mudar, temos que estar presentes nos espaços públicos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços