Visita da Presidenta Dilma Rousseff a Nova York por ocasião da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2015 e da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Nova York, 25 a 28 de setembro
 
 
A Presidenta Dilma Rousseff encontra-se em Nova York, onde participa da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável 2015 e da abertura da 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
 
Em 26 de setembro, a Presidenta participará da Cúpula do G-4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU. O encontro também deverá contar com a presença do Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, da Chanceler Federal da Alemanha, Angela Merkel, e do Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe. Será a primeira vez que os Chefes de Estado e Governo do grupo se reúnem em torno do tema desde setembro de 2004. O evento deverá renovar o compromisso dos quatro países com a reforma do Conselho de Segurança por ocasião da celebração dos setenta anos da ONU. 
 
Em 27 de setembro, a Presidenta Dilma Rousseff pronunciará discurso na sessão plenária da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Para o Brasil, a Cúpula guarda especial significado por encerrar o ciclo de programas e ações emanados da Conferência Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). A Cúpula aprovará a Agenda 2030, que constitui mapa do caminho para a implementação do desenvolvimento sustentável durante os próximos 15 anos. Em seu discurso, a Presidenta deverá anunciar a contribuição do Brasil para o novo acordo do clima, a ser adotado em Paris em dezembro deste ano.
 
A Agenda inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de ações voltado para a superação da pobreza e da fome, a inclusão social e o desenvolvimento econômico com proteção ambiental, dando seguimento e ampliando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
 
De 28 de setembro a 6 de outubro, será realizado o Debate Geral da 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cujo tema será "As Nações Unidas aos 70: o caminho adiante para a paz, segurança e direitos humanos". Na manhã do dia 28 de setembro, conforme a tradição estabelecida desde 1949, a Presidenta Dilma Rousseff proferirá o discurso de abertura do Debate Geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços