Fundação Chapadão e Círculo Verde apresentam estratégias contra ferrugem da soja 
 
 
A convite da Circulo Verde, maior empresa de consultoria e pesquisa de Luiz Eduardo Magalhães, BA, o Diretor executivo e pesquisador da Fundação Chapadão Edson Borges participou do encontro comemorativo de 27 anos da empresa e apresentação dos resultados de pesquisa implantados na safra 2014/15, apresentados aos produtores da região. O Eng. Agr. Me. Edson Borges apresentou as estratégias de manejo para o controle da Ferrugem asiática da soja para a região de Chapadão do Sul, MS, e ao mesmo tempo as formas de adequação destas técnicas para a região de Luiz Eduardo.
Borges esclareceu que o manejo da ferrugem ele é único para todas as regiões do Brasil, basta que os produtores monitorem suas lavouras de soja é que interceda as aplicações preventivamente de forma que acerte a primeira aplicação e não erre a segunda e se necessário façam quantas mais forem necessárias. Edson e Celito Breda, discutiram formas de aproximação das empresa Circulo verde e Fundação Chapadão de forma que seus pesquisadores mantenham contato direto na troca de experiência uma vez que as regiões mesmo distintas e distantes tem muito em comum, isto se verifica ao longo dos anos.
A exemplo: os problemas de doenças na cultura da soja tem iniciado por Chapadão do Sul, o mais recente foi surgimento da ferrugem safra 2001/02 e em seguida aparecendo a confirmação desta nos chapadões da Bahia, outro ponto interessante é quando se trata de insetos os problemas iniciam por Luiz Eduardo e na safra seguinte aparece pela região dos Chapadões de MS, MT e GO, o mais recente foi a Helicoverpa armigera. Isto faz com que a pesquisa destas regiões mantenham estreito relacionamento, por isso, é comum consultores da região de Luiz Eduardo virem a palestrar em nossa região e vice e versa.
Para o presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff, o intercâmbio de conhecimento e troca de experiência é de fundamental importância entre as instituições, uma vez que os problemas se iniciam por uma região em seguida vai a outro até espalharem por todas as regiões produtora de soja, isto ocorreu com Furasium, Nematoide dos cistos e pratilenchus, Cancro da haste, Ferrugem, Mancha alvo, Helicoverpa, Bicudo, enfim é o convívio amigável entre as instituições que vãos nos salvaguardar dos riscos de uma epidemia ou de prejuízo em massa aos nossos agricultores.

André Piesanti
Fundação Chapadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços