Conheça os ganhadores do Concurso de “Melhor Tomate de Mesa do Brasil” 
 
 
 
O primeiro concurso de “Melhor Tomate de Mesa do Brasil” fez parte das atividades do 6º Seminário Nacional de Tomate de Mesa, realizado em Piracicaba (SP). Coordenado pela EACEA - Soluções em Cultivo Protegido, sob a responsabilidade técnica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o concurso teve como objetivo incentivar a melhoria contínua da qualidade da cultura neste segmento, visando agregar valor e atender à crescente demanda por produtos diferenciados.
Ao todo, foram seis meses de preparação de todos os detalhes, com a participação de 36 produtores, inscritos nas três categorias: Uva, Italiano e Redondo, totalizando 330 quilos de tomates recebidos pela comissão organizadora.
Foram apresentadas nove variedades de tomates tipo Uva, nove variedades de tomates do segmento Italiano e seis variedades de tomates tipo Redondo, vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Paraná.
O concurso contou com uma equipe de 20 pessoas na recepção, codificação, preparo das amostras e análises. Durante as etapas previstas foram analisadas características físicas, químicas e sensoriais dos tomates. A banca avaliadora contou com a participação de 11 voluntários. Os tomates que não foram avaliados foram doados para instituições de caridade da cidade de Cunha (SP).
Os três melhores de cada categoria foram eleitos de acordo com os parâmetros das melhores notas de Qualidade Total, avaliadas no painel sensorial, e os resultados de Ratio (Brix/Acidez).
Os ganhadores desta edição do “Melhor Tomate de Mesa do Brasil”, nas respectivas categorias abaixo, foram:
Melhor Tomate Tipo Uva
1º Lugar - Produtor: Stefan Coppelmans – Andradas (MG)
Melhor Tomate Tipo Italiano
1º Lugar – Produtor: Geraldo Vieira da Silva – Indaiatuba (SP)
Melhor Tomate Tipo Redondo
1º Lugar - Produtor: Stefan Coppelmans – Andradas (MG)
O concurso foi patrocinado pelas empresas: Syngenta, Jacto, Enza Zaden, PariPassu, Sakata e PMA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços