Ângela Portela diz que tentativa de restabelecer contribuição empresarial de campanhas é inconstitucional

Da Redação e Da Rádio Senado
A senadora Ângela Portela (PT-RR) afirmou que o veto da presidente da República, Dilma Rousseff, às doações de empresas para campanhas eleitorais é uma importante vitória da democracia e uma dura derrota dos que usam o poder econômico para se manter no poder.
Ela observou que o veto se junta à decisão histórica do Supremo Tribunal Federal que determinou que a participação de empresas nas eleições é inconstitucional porque agride o princípio da igualdade nas disputas eleitorais e prejudica o livre exercício do voto.
Ângela Portela afirmou que, inconformados com a decisão, setores do Congresso Nacional querem agora aprovar uma proposta para incluir o financiamento empresarial das campanhas na Constituição. Ela espera que a proposta seja rejeitada e lembrou que, segundo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, a decisão da Corte se baseia em cláusulas pétreas, que só podem ser mudadas por nova Constituição.
— Em grande parte das situações, as empresas doam milhões às campanhas na expectativa de obter algum benefício depois da eleição. Isso precisa e vai acabar. É preciso eliminar do sistema eleitoral a influência nociva do dinheiro. A expectativa é que tenhamos, já a partir do ano que vem, campanhas mais baratas, sem o costumeiro abuso do poder econômico.

Linhão de Tucuruí

Ângela Portela também registrou que nesta quinta-feira, em Roraima, haverá reunião de autoridades e representantes do índios Waimiri-Atroari para discutir a retomada do Linhão de Tucuruí, obra que vai levar energia da usina para Roraima.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade