Como se tornar um palestrante?

Profissional explica o que é necessário para ser um bom palestrante e inspirar as pessoas.

O profissional palestrante tem como objetivo de vida transmitir informações de maneira dinâmica, contar sua experiência pessoal e, principalmente, fazer com que as pessoas se inspirem, seja para mudar sua vida, tentar coisas novas ou transformar a realidade do mundo.
Para alguém ser palestrante, essa pessoa deve ser acima de tudo, bem-informada sobre o que ela está expondo em cima do palco, para centenas ou milhares de pessoas. Um bom palestrante lê muito, pesquisa, estuda , implanta e vivencia aquilo que está sendo exposto, além de apresentar cases de sua carreira, como exemplos práticos. Tudo isso agrega valor ao palestrante em si, pois demonstra que ele sabe do que está falando para seu público.
Segundo o ex faxineiro e hoje Psicólogo e  palestrante motivacional Eraldo Melo, o importante, para quem quer ministrar palestras, é ser autêntico. "Não adianta a pessoa querer copiar o estilo - e, pasmem, as histórias- de outros palestrantes para agradar ao público. Claro, quando nós admiramos alguém é normal que nos baseemos nesta pessoa, mas é preciso manter a autenticidade, ao mesmo tempo. Assim, você cria uma identidade só sua, o que faz com que as pessoas o reconheçam com mais facilidade", afirma.
O profissional, que hoje é dono de cinco empresas no setor de serviços gerais em Minas Gerais e em Goiás, acredita que, se a pessoa realmente tem o desejo de ser palestrante, alguns erros podem ser evitados. "O primeiro erro é começar a palestrar sem ter onde se basear; viaje, estude, leia, mas não fale sobre o que você não entende. Prepare seu material para que ele seja o mais interessante possível para quem está assistindo, ao mesmo tempo em que não cansa a vista. Não faça palestras muito longas, pois, depois de um tempo, as pessoas param de prestar atenção", explica.
Melo finaliza, dizendo que a profissão de palestrante oferecer, sim, uma boa remuneração, mas este não deve ser o motivo pelo qual alguém procura essa carreira. "Claro que alguns palestrantes recebem milhares de reais para participar de eventos, mas isso só é conseguido depois de muito esforço. Não pense no dinheiro ao optar por essa profissão; sua motivação principal deve ser inspirar as pessoas a se tornarem as melhores versões possíveis de si mesmas", conclui.
Serviço: Eraldo Melo
Ex Faxineiro, Empresário, Psicólogo, Escritor e Palestrante Motivacional
www.eraldomelo.com
eraldo@eraldomelo.com
Fone: (64) 8122-5397 | (64) 9939-3435

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços