Udesc é homenageada pelos 50 anos em sessão solene da Câmara dos Deputados

Em razão do seu cinquentenário, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi homenageada nesta quarta-feira, 24, em sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A solenidade foi proposta pelo deputado federal Esperidião Amin e apoiada pela bancada catarinense da casa. Uma comitiva da universidade, composta de servidores e alunos, partiu de Florianópolis e de Balneário Camboriú para acompanhar a sessão.

Entre os servidores da universidade, estiveram presentes o reitor Antonio Heronaldo de Sousa, pró-reitores, diretores de centro e técnicos, além de ex-servidores. Participaram também vereadores e outras autoridades de municípios catarinenses.

Também prestigiaram o evento os deputados federais Marco Tebaldi, Celso Maldaner, Carmen Zanotto, Geovânia de Sá, Edinho Bez e Ronaldo Benedet, o secretário de Articulação do Estado de Santa Catarina, Acélio Casagrande, representando o governador Raimundo Colombo, o senador Dalírio Beber e o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

O deputado Esperidião Amin, que foi professor e aluno da instituição, abriu a sessão lembrando a vocação regional da universidade e do papel em formar e aperfeiçoar professores para o Estado.

O reitor da Udesc, no seu discurso, destacou as qualidades que fazem da instituição a quarta melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o ranking do Ministério da Educação (MEC) e a 18ª na lista geral, além de ser a melhor universidade em cursos de graduação em SC. "A Udesc vive o seu melhor momento, levou Santa Catarina ao topo, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro", afirmou. 
Sousa evidenciou também o caráter acolhedor da Udesc, pioneira em oportunizar ensino superior gratuito aos catarinenses das regiões mais afastadas do litoral. "É uma universidade que há 50 anos acolhe pessoas de todo o Estado e do Brasil, além de valorizar o território, a cultura e a natureza catarinenses."

O reitor fez questão de destacar ainda um artigo assinado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Luiz Kunde, sobre a satisfação de ver a universidade crescer na cidade, com a construção de novos prédios e melhoria da estrutura.

"É uma prova da coisa pública bem gerida, de ver o dinheiro público investido corretamente neste país", declarou Sousa, referindo-se às palavras do dirigente lojista.

Todos os deputados presentes também discursaram a favor da universidade e da sua importância para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços