Superintendência do Inea fiscaliza ocupação irregular do solo em Angra dos Reis

Programa Fim de Semana Legal atuou neste fim de semana na área de abrangência do rio Bracuí


A Superintendência Regional Baía de Ilha Grande (SUPBIG) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou neste sábado (27/06) a primeira ação do Programa Fim de Semana Legal, que tem, entre outros objetivos, fiscalizar a ocupação irregular do solo em áreas protegidas de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, na Costa Verde.

Na vistoria, os 10 técnicos do órgão ambiental, que participaram da operação, constataram diversas irregularidades ao longo da faixa marginal do rio Bracuí, em Angra dos Reis, uma Área de Preservação Permanente (APP).

- Nossos objetivos foram plenamente alcançados porque delimitamos as áreas invadidas, identificamos os organizadores das ocupações irregulares e notificamos aqueles que edificam, desmatam e aterram dentro de área de preservação permanente - afirmou o superintendente do Inea, Roberto Felix.

A partir desta segunda feira, (29/06) os técnicos da SUPBIG vão elaborar um diagnóstico detalhado sobre os problemas ambientais ali identificados para que seja encaminhado à prefeitura de Angra dos Reis. O documento vai propor ações, programas, projetos e monitoramento ambientais, como forma de conter também o crescente avanço de degradação naquela região classificada como área rural, de responsabilidade daquela municipalidade.

De acordo com Roberto Felix, um trabalho integrado dos servidores levou à indicação de áreas estratégicas para a atuação da superintendência. Cerca de 70% das denúncias encaminhadas à superintendência são relacionadas a infrações que ocorrem nos finais de semana, com o propósito de burlar a fiscalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços