Epagri instala equipamento de última geração para monitorar maré na Baía da Babitonga

Entrou em operação neste mês, um sensor de nível do tipo radar, de alta resolução, capaz de registrar com maior precisão os movimentos da maré na Baía da Babitonga, que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado. Estas informações são importantes para diversas atividades desenvolvidas na região, como navegação, pesca, aquicultura e turismo.
Este marégrafo marca o primeiro aniversário do projeto Monitoramento Costeiro, liderado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Epagri (Ciram). O projeto propõe monitorar variáveis oceanográficas e meteorológicas ao longo da costa catarinense.

Foto: Arquivo/epagri
Já foram instalados quatro marégrafos (Itapoá, São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna) e duas estações meteorológicas (Balneário Barra do Sul e Jaguaruna). Ainda em 2015 está prevista a instalação de mais quatro marégrafos e duas novas estações meteorológicas, fornecendo dados sobre a costa de Santa Catarina de Norte a Sul. Um dos pontos altos do projeto é a visualização dos dados online, aberta a todos os interessados: Administradores dos portos, práticos, pescadores, turistas e cidadãos em geral.
A instalação do equipamento também atende ao contrato firmado entre a Epagri/Ciram e o Porto de São Francisco do Sul, que prevê o monitoramento das condições do mar naquela região, com vistas a apoiar as operações portuárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade