Bolsas de estudos levam jovens ao exterior

Ciep 117, em Nova Iguaçu, faz parte do programa Dupla Escola

Com pouco mais de um ano de existência, o Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, enviará dois de seus alunos para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. A unidade oferece o Ensino Médio Intercultural, com aulas ministradas em Português e Inglês, e faz parte do programa Dupla Escola.

Os estudantes Lucas Martins Carvalho e Filipe Chernicharo Trindade, ambos de 16 anos, foram aprovados em processos seletivos diferentes. Lucas foi escolhido por meio do Programa Global Citizens of Tomorrow, parceria da AFS Intercultural Programs e da British Petroleum (BP), que oferece bolsas para alunos estudarem um ano letivo nos EUA.

Já Filipe passou por uma seleção interna na escola, para o Programa Education USA, projeto do Consulado Americano que oferta uma bolsa de estudos para jovens cursarem um mês de Língua Inglesa em uma faculdade americana.

- Quando surgem oportunidades de intercâmbio, nossos alunos se esforçam e agarram com unhas e dentes. Enviar dois deles para o exterior é uma forma de validar nosso empenho e legitimar o Dupla Escola - disse a diretora geral da unidade, Virgínia Santos.

Mesmo já tendo passado por um curso particular de Inglês, o futuro intercambista Lucas confessou que encontrou o estímulo de que precisava no Ciep 117.

- A escola abriu novos horizontes na minha vida, e quero que esta história se torne exemplo para outros alunos da rede pública - afirmou Lucas.

Para Filipe o sentimento não é diferente

- Nunca fiz curso de inglês. Todo o embasamento que tenho nessa língua devo ao Ciep 117. Sou muito inseguro, mas meus professores sempre me apoiaram e falaram do meu potencial - disse Filipe.

Primeiro colégio público bilíngue inaugurado no país, o Ciep 117 é fruto de convênio entre a Secretaria de Educação e o Condado de Prince George, e conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade