Atenção e cuidados especiais são fundamentais para boa produção de batata
A cultura da batata está presente em várias regiões do Brasil, sendo plantada em diferentes épocas e com variedades que possuem características distintas. Estes fatores influenciam diretamente na produtividade e na qualidade da cultura no qual o Brasil é considerado o segundo maior produtor da América Latina. De acordo com o Cepea/USP – Esalq, na safra 2015, a expectativa é de 127 mil hectares de área cultivada e 3,7 milhões de toneladas de produção.
O produtor deve estar atento a esses fatores para definir e utilizar as práticas de manejo que permitam atingir o máximo potencial produtivo, com alta qualidade e lucratividade. Neste contexto, a dessecação pré-colheita é uma das práticas de manejo essencial, tanto na produção comercial de batata-consumo, pois resulta na padronização comercial dos tubérculos quanto ao tamanho, coloração e firmeza da pele, o que confere resistência a danos mecânicos durante a colheita, transporte e beneficiamento, maior durabilidade e tempo de prateleira, permitindo maior planejamento da colheita, a fim de obter melhores preços durante a comercialização.
Já para a batata-semente, a dessecação visa obter tamanhos ideais e uniformes para plantio, além reduzir a transmissão de doenças da parte aérea para tubérculos. A dessecação pré-colheita das ramas é normalmente realizada com herbicidas, mas nem todos os produtos são registrados para esta modalidade de aplicação, bem como promovem os rendimentos de colheita e proporcionam maior qualidade da batata.
Para uma dessecação ideal, o herbicida deve, além de promover boa dessecação das ramas e folhagem, controlar, de forma eficiente, as principais plantas daninhas (problema que ocorre na cultura da batata, sem permitir rebrota dessas espécies de plantas infestantes). Aurora 400 EC, não volátil, apresenta excelentes resultados na dessecação das ramas e folhagens da batata com velocidade ideal de dessecação, permitindo um melhor aproveitamento dos fotoassimilados pelo tubérculo de batata, e proporcionando elevados níveis de controle de plantas daninhas importantes como a corda-de-viola (Ipomoea sp).
O herbicida facilita o desprendimento dos tubérculos durante a colheita, segurança no uso em dessecação de batata-semente sem interferência na emergência da batata, oferece dessecação ligeiramente mais lenta em comparação ao paraquat e diquat, o que resulta em melhor produtividade, e os tubérculos se tornam mais uniformes com seu uso.
Portanto, a manutenção preventiva para aumentar a produtividade e controlar doenças na bataticultura é fundamental. A eficiência das medidas de controle e prevenção de doenças irá depender de vários fatores como condições de solo, clima, cultivar e estágio de desenvolvimento da cultura. É extremamente importante consultar um engenheiro agrônomo para orientações técnicas de manejo para sua lavoura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços