Terapia Comunitária recebe prêmio em Brasília


Iniciativa realizada pela Prefeitura de Londrina ficou em sexto lugar no Prêmio InovaSUS; trabalho  será  apresentado ao público e publicado em livro

Nesta quarta-feira (29), às 13h30, a coordenação de Terapia Comunitária Integrativa, da Secretaria Municipal de Saúde, vai a Brasília para receber o Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde (MS). A premiação acontecerá no Hotel San Marco, que fica no setor hoteleiro sul, bloco 5, no Distrito Federal.


Além da premiação, os 10 melhores trabalhos apresentados ao Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), do governo federal, estarão em um livro que será lançado na quinta-feira (30), das 14h às 17h.


A intenção do governo federal é premiar as propostas mais inovadoras dos municípios em relação à gestão em saúde. Ao todo, no Brasil, 60 trabalhos foram inscritos e, destes, 30 foram selecionados. Londrina ficou em sexto lugar e, por isso, terá seu trabalho apresentado ao público durante o evento em Brasília e um artigo publicado em livro.


Projeto - Desde setembro de 2014, a Prefeitura de Londrina vem desenvolvendo junto aos profissionais que trabalham nas unidades básicas (UBS) e no pronto atendimento adulto, infantil e geral (PAM, PAI e UPA) o “Projeto Cuidando do Cuidador na Atenção Básica: resgate da autoestima dos servidores”. No projeto, os participantes fazem oficinas de meditação, relaxamento e de vivências, em que se cria um espaço de acolhimento e ensinamento à prevenção de doenças.


A coordenadora da terapia comunitária, Jucelei Pascoal Boaretto, contou que é falado ao servidor, que atende a comunidade, sobre a necessidade dele cuidar da própria saúde, para evitar o aparecimento de doenças e para poder continuar ajudando os outros a melhorar. “Quando a boca fala, o corpo sara. Então é preciso que ele saiba manter a calma, mesmo quando os pacientes ficam irritados por diversos motivos. O projeto é o momento do profissional da saúde relaxar e cuidar da própria saúde emocional, e é uma forma da Prefeitura valorizar seus funcionários e dar atenção e carinho àqueles que cuidam da saúde população.”


Até o momento, as duas terapeutas do projeto já atenderam quase 500 servidores. De janeiro a abril, foram 254 atendimentos. A intenção é realizar a ação com todos os servidores da saúde, que são cerca de 3 mil. Os encontros acontecem toda sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no auditório da Policlínica de Londrina (Avenida Presidente Castelo Branco, 540) e nas Unidades Básicas de Saúde que solicitam a visita da terapia comunitária.

Texto: Ana Paula Hedler

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços