Relator defende mecanismos para reduzir número de partidos


O relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse há pouco que um dos objetivos da reforma deve ser reduzir o número de partidos no Brasil. A mesma posição foi defendida pelo vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, em audiência pública das comissões especiais de reforma política.
Para chegar a esse objetivo, Castro afirmou que vai incluir em seu relatório a constituição de federações partidárias, que funcionariam como um partido único. Essa federação valeria durante todo o mandato e para todos os níveis (federal, estadual e municipal). Ele defendeu ainda uma cláusula de desempenho (também chamada de cláusula de barreira) transitória para os partidos - ou seja, os partidos que não atingissem votação mínima perderiam o direito ao funcionamento parlamentar.
O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) - que, juntamente com Castro, requereu a audiência - defendeu o voto majoritário para a eleição de deputados, além da cláusula de barreira. Já o líder do PHS, Marcelo Aro (MG), salientou que o partido quer a manutenção do atual sistema proporcional para a eleição de deputados, que vem possibilitando o crescimento do partido. Mas afirmou que, se for para ter mudanças, a legenda vai acompanhar as propostas do vice-presidente da República, Michel Temer.
Segundo Temer, a concepção de partido político hoje está desvirtuada, na medida em que não há grande diferenciação entre os partidos, havendo uma hegemonia de ideias entre eles.

A audiência ocorre no plenário 1, e a população pode participar pelo portal e-Democracia.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços