José Medeiros pede criação da Universidade Federal de Rondonópolis Da Redação e Da Rádio Senado



O senador José Medeiros (PPS-MT) defendeu nesta segunda-feira (27) a criação da Universidade Federal de Rondonópolis a partir da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso localizado na cidade.
Para o senador, é hora de o governo federal fazer algo por Mato Grosso, pois o estado, com sua expressiva produção agrícola, tem ajudado muito o país nos últimos anos.
A cidade está situada numa rica região produtora de grãos e algodão, tem o sétimo maior produto interno bruto de toda a região Centro-Oeste e, por isso, atrai milhares de famílias.
Para atender a esse número maior de habitantes, observou o senador, a cidade já conta com muitas faculdades privadas. Mas com a política de interiorização da rede oficial de ensino superior, ponderou, nada mais justo que Rondonópolis sedie, também, mais uma universidade federal.
José Medeiros argumentou que a iniciativa vai beneficiar não apenas os moradores de Rondonópolis, mas também os de mais de 20 outras cidades cuja população total é de 600 mil habitantes.
Segundo ele, o atual campus tem 4,1 mil alunos, 279 professores, 19 cursos de graduação, 3 de mestrado, 2 de doutorado e estrutura adequada para receber uma instituição do porte de uma universidade federal.
— É importante relembrar que, depois de 2008, o campus de Rondonópolis implantou o curso de medicina e outros cursos de graduação presenciais diurnos e noturnos, além de cursos a distância da Universidade Aberta do Brasil. Houve também a ampliação e qualificação do corpo docente e dos técnicos administrativos, bem como a expansão da pós-graduação e dos programas de extensão universitária — afirmou.

Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços