Cunha volta a negar autoria de requerimentos relacionados à Petrobras


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, voltou a negar hoje em duas entrevistas que tenha sido o autor dos dois requerimentos para investigar a empresa Mitsui — supostamente em retaliação à empresa, que teria se recusado a continuar pagando propinas a diretores da Petrobras, segundo depoimento feito em delação premiada do doleiro Alberto Youssef . Os requerimentos pediam informações ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério de Minas e Energia sobre contratos entre a Mitsui e a Petrobras.
Cunha está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal por supostamente ter se beneficiado pelo pagamento de propinas à estatal. Ele nega as acusações.
Os dois requerimentos foram protocolados em 2011 pela ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), do mesmo partido e estado do presidente. Porém, reportagem da Folha de S. Paulo de hoje afirma que o jornal detectou, no sistema oficial da Câmara, que o presidente da Câmara aparece nos registros da Casa como 'autor' dos arquivos nos quais foram redigidos os requerimentos assinados por Solange.
O presidente afirma que Solange Almeida, por ser suplente, teria usado computador de seu gabinete para redigir os requerimentos, o que gerou a confusão sobre a autoria do documento. Porém, a autenticação dos requerimentos foi feita no gabinete dela, segundo aponta o sistema da Câmara. "A autenticação é do gabinete da deputada. Não tem autenticação do meu gabinete. Se, eventualmente, usou a minha assessoria, como vários parlamentares usam, porque eu era coordenador da bancada do Rio, isso é outra coisa. Minha equipe técnica ajudava todos os deputados”, explicou.
Em depoimento à Polícia Federal, Solange Almeida manteve a mesma versão de Eduardo Cunha, isentando o presidente. “Ela já depôs, já negou. Estão fazendo uma fumaça onde não existe", completou Cunha.
Reportagem - Luiz Cláudio Canuto
Edição - Patricia Roedel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade