Comissão discute formação de recursos humanos para a ciência Da Redação


O programa Ciência Sem Fronteiras será tema de audiência pública interativa na próxima quarta-feira (29), às 9h30, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A audiência, requerida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), faz parte da avaliação de políticas públicas prevista em resolução do Senado.
Neste ano, por sugestão de Cristovam, a política pública a ser avaliada pela comissão é a formação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação, com especial enfoque para o programa Ciência sem Fronteiras. O tema será analisado ao longo de todo o ano e, ao final da sessão legislativa, a comissão apresentará relatório com as conclusões da avaliação.
Para Cristovam, é preciso buscar o aprimoramento da força de trabalho para fortalecer a indústria e tornar o Brasil um país mais competitivo no mercado internacional. O senador destacou a necessidade de uma política para capacitação da mão de obra nacional, especialmente de cientistas e pesquisadores para que se possa se possa desenvolver uma indústria brasileira forte que seja referência no mercado mundial.
Foram convidados para a audiência o professor Isaac Roitman, da Universidade de Brasília, membro da Academia Brasileira de Ciências; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Herman Chaimovich.

Ciência sem fronteiras

O programa, do governo federal, prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação no exterior. O objetivo é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o programa busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros.
agencia senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços