Cemitério no Tarumã ganha duas novas ruas internas


ruacemiterio (2)

Duas novas vias estão sendo construídas pela Prefeitura de Manaus dentro do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste. O trabalho foi iniciado há um mês pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e deve ser finalizado em até uma semana.

As ruas darão acesso à nova quadra construída no cemitério e inaugurada em dezembro do ano passado.  Para a implantação das vias foram realizados inicialmente os trabalhos de terraplanagem. Nessa segunda, 27, começou o serviço de recapeamento nas duas vias que, somadas, possuem mais de 600 metros de extensão. Ao final da ação, a quadra receberá serviços de jardinagem.

Mais de 300 toneladas de asfalto estão sendo utilizadas na obra, além de maquinários pesados, como vibroacabadora, rolo pneumático e rolo de chapaliso.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre de Morais, a ação visa proporcionar segurança e comodidade aos visitantes. “Sabemos que esse é um lugar de saudade e recordações, por isso buscamos viabilizar o melhor acesso possível para que os amigos e familiares possam prestar suas homenagens”, destaca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a nova quadra – com 700 metros de extensão -, já abriga mais de 160 sepulturas e um fluxo maior de veículos e pessoas, o que aumentou a necessidade de construção das novas vias.

Mutirão de limpeza
Os seis cemitérios da zona urbana de Manaus estão recebendo mutirão de limpeza de preparação para o Dia das Mães. A ação reúne mais de 200 funcionários da Semulsp. A operação, em andamento há 20 dias, já passou pelos cemitérios São João Batista, localizado na Avenida Senador Álvaro Maia; Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo; Santa Helena, no bairro São Raimundo; São Francisco, no Morro da Liberdade; e Nossa Senhora da Piedade, no Novo Israel.

Atualmente, o mutirão de limpeza está concentrado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste. O trabalho nestes espaços visa prepará-los para o Dia das Mães, data na qual o número de visitantes aumenta. No ano passado, aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelos cemitérios neste período. No dia dos Finados o quantitativo foi maior, registrando mais de 600 mil visitantes nos dez cemitérios da cidade – quatro deles na zona rural. Desse total, 400 mil passaram pelo Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, de acordo com a Semulsp.

Texto: Raquel Mendonça (com informações da Semulsp)
Fotos: Alexandre Fonseca/Seminf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços