Analistas do comportamento desmistificam o Behaviorismo


Frequentemente, alunos dos cursos de Psicologia e de outras áreas correlatas repudiam o Behaviorismo, ou a Análise do Comportamento, como esta ciência é também conhecida, simplesmente por desconhecerem em profundidade seus fundamentos e aplicações. Foi a partir deste diagnóstico que um grupo de pesquisadores da área resolveu publicar "Compreendendo a prática do analista do comportamento", organizado por Heloisa Helena Motta Bandini, Carmen Silvia Motta Bandini, Lidia Maria Marson Postalli e Liércio Pinheiro de Araújo, lançamento da EdUFSCar.
“Na maior parte dos relatos dos alunos, o analista do comportamento é visto como um terapeuta ‘breve’ que lida com questões ‘superficiais’ do ser humano ou como um pesquisador que trabalha predominantemente com animais em laboratório”, explicam os organizadores na introdução à obra. Dentre as razões, apontam que esse afastamento existe, em parte, em função dos manuais de introdução à Psicologia que muitas vezes tratam o Behaviorismo de maneira apenas crítica ou simplista, desconsiderando que a prática do analista fundamenta o trabalho de muitos professores, pesquisadores e psicólogos em geral.
Mas esse cenário vem mudando. Além dos congressos científicos e eventos similares de grande porte para a comunicação dos trabalhos científicos, como, por exemplo, o Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), muitas Jornadas de Análise do Comportamento têm sido feitas por alunos de Graduação em Psicologia, nas mais diversas regiões do país. Além disso, alguns autores têm dedicado mais do seu tempo para a escrita de textos ou livros que sejam direcionados ao aluno em formação e, sendo assim, que têm uma linguagem acurada, mas simples e acessível. É justamente esse o caso deste livro.
Constituído por seis artigos, Compreendendo a prática do analista do comportamento oferece aos alunos iniciantes da Psicologia ou de áreas afins (como Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, entre outras) conhecimento sobre onde e como o analista do comportamento faz a sua prática profissional. Ao mesmo tempo, permite que o aluno tenha contato com os conceitos básicos do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, por meio de um texto rigoroso conceitualmente, mas de fácil compreensão, por ter sido produzido e pensado para iniciantes.
O livro traz informações teórico-práticas sobre o trabalho do analista do comportamento na educação de crianças com necessidades especiais, na psicoterapia, em comunidades e com indivíduos com problemas de conduta.
Sobre os organizadores – Heloisa Helena Motta Bandini é graduada em Fonaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e pós doutorado pela mesma universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Carmen Silvia Motta Bandini possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UFSCar. É professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió, coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental e de Análise Experimental e Comportamento e coordenadora de pós-graduação na mesma instituição.
Lidia Maria Marson Postalli é graduada em Psicologia pela UFSCar e possui mestrado e doutorado em Educação Especial pela mesma universidade. Atualmente é professora adjunta e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade de São Carlos.
Liércio Pinheiro de Araújo possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Cesmac, mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e doutorado em Administração voltada à Gestão do Comportamento pela Universidade Federal de Missões (Unam). É professor no centro universitário Cesmac e coordenador do programa de pós-graduação em Psicologia Jurídica e Perícia Criminal da mesma instituição.
TítuloCompreendendo a prática do analista de comportamentoOrganizadores: Heloisa Helena Motta Bandini, Carmen Silvia Motta Bandini, Lidia Maria Marson Postalli e Liércio Pinheiro de Araújo
Número de páginas: 177
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-399-1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços