Comissão de árbitros de handebol se reúne para padronizar aplicação das regras

Gaspar Nóbrega/Photo&Grafia
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Comissão de árbitros

Gaspar Nóbrega/Photo&Grafia
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Reunião da comissão de arbitragem

Santiago Russo/Photo&Grafia
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Ésilo (dir.) durante curso de arbitragem em Foz do Iguaçu (PR)

Santiago Russo/Photo&Grafia
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Ésilo de Melo quer padronização dos árbitros brasileiros


Confederação Brasileira (CBHb) possibilitou o primeiro encontro para a discussão do assunto
Foz do Iguaçu (PR) - Alcançar cada vez mais um excelente nível na arbitragem do País é um dos objetivos da Confederação Brasileira de Handebol. Durante a Assembleia Geral de 2015 da entidade foi possível dar um passo importante para que esse objetivo seja alcançado. Lá, foi realizado o primeiro encontro da Comissão Nacional de Arbitragem com a intenção de padronizar a aplicação das regras em todas as regiões do Brasil.

"Foram reunidos os oito membros da Comissão, cada um de uma região diferente do Brasil, para falar sobre planejamento, questões polêmicas e estabelecer um padrão de trabalho nas formas de aplicar melhor o entendimento da regra. Conversamos também sobre o regulamento dos árbitros para discutir como e quando eles podem subir de categoria", afirmou o diretor de árbitros da CBHb, Ésilo de Melo.

Dentre as regras discutidas durante a reunião, Ésilo destacou duas que ainda causam discordância. "A questão dos passos pesa muito. É difícil ter o mesmo padrão, vai mais do ‘feeling’ do árbitro. Porém, o mais difícil é a mesma aplicação da regra para a progressividade. Às vezes se pune de forma mais severa uma situação simples e de forma branda uma situação mais complexa. Temos que buscar esse entendimento de aplicar melhor a progressividade no momento certo do jogo", explicou.

Para deixar os árbitros brasileiros mais padronizados e com um nível maior de excelência, é importante ressaltar que eles sempre receberão as recomendações da Federação Internacional. "O padrão do Brasil vem sempre atrelado pelas indicações da Federação Internacional de Handebol (IHF) ou da Confederação Panamericana, até porque são elas que ditam as regras do jogo", finalizou o diretor de árbitros da CBHb.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade