Ministro da Pesca assina convênio para construção do Mercado do Peixe em Rio Branco

O ministro da Pesca, Helder Barbalho, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, assinaram no final da manhã desta quinta-feira, 29, durante a entrega do Complexo Industrial do Peixe, localizado no km 30 da BR 364, sentido Rio Branco/Porto Velho, o convênio que irá possibilitar a construção do Mercado do Peixe, que ficará anexo à Central de Abastecimento (CEASA).
 
Além do convênio, o ministro da Pesca e o governador Tião Viana entregaram a primeira fase do Complexo Industrial do Peixe, composto pela Fábrica de Ração e assinaram o convênio no valor de R$ 5,8 milhões para a conclusão do Frigorífico e também a construção de mais dois mil tanques, que é a segunda etapa do complexo, formado pela produção de alevinos.
 
A solenidade de assinatura do convênio, além do ministro da Pesca Helder Barbalho, do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre contou ainda com a presença de secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, vereadores, empresários e representantes de associações de produtores.
 
O Mercado do Peixe, quando estiver em funcionamento, irá permitir a comercialização diretamente na ponta entre o produtor e o consumidor, permitindo que tanto o grande empresário quanto o pequeno empreendedor possa ganhar, além do próprio consumidor, já que com uma oferta maior do produto o preço final tende a ser menor.
 
Além disso, o Mercado do Peixe é uma necessidade dos próprios produtores na medida em que o governo do Estado, nos últimos anos, tem realizado grandes investimentos no setor, fazendo aumentar a produção. Com isso, a população ganha um espaço permanente onde o produto será comercializado o ano inteiro.
 
Mas a prefeitura tem feito a sua parte para garantir que o peixe chegue a preços bastante acessíveis à população com a realização de diversas feiras, inclusive na própria CEASA, onde a feira da semana santa, uma outra realizada em setembro e a feira natalina comercializam o produto.
 
A prefeitura de Rio Branco também tem parceiros importantes, que garantiram a aprovação do projeto para a liberação dos recursos, como o vereador Manoel Marcos e a ex-superintendente da Pesca no Acre e agora deputada estadual, Dra. Juliana Rodrigues.
 
Atualmente, as feiras que são realizadas na CEASA comercializam em torno de 270 toneladas de pescado. Com o Mercado do Peixe, de acordo com o presidente da CEASA, Paulo Sérgio Braña, será possível comercializar até mil toneladas de pescado, quase triplicando o que é comercializado atualmente.
 
Além de Rio Branco, empresários, produtores e associações de produtores de outros municípios, como Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Senador Guiomard e até de Boca de Acre terão a oportunidade de ter um local permanente e adequado para comercializar o pescado.
 
Ganhando um presente
 
Na solenidade de assinatura do convênio para a construção do Mercado do Peixe, o prefeito Marcus Alexandre destacou que a cidade de Rio Branco está ganhando um verdadeiro presente da Presidenta Dilma através do Ministério da Pesca, que é um espaço permanente para a comercialização do peixe.
 
Com isso, ao invés de ter a oportunidade comprar o pescado somente nos momentos em que são realizadas as Feiras do Peixe, os moradores da capital terão a oportunidade de adquirir o produto de janeiro a dezembro, com qualidade e variedade do pescado e preços acessíveis.
 
O prefeito Marcus Alexandre também parabenizou o governador Tião Viana por estar entregando a primeira etapa do Complexo do Peixe, realizando todo o ciclo da produção, desde a alevinagem, passando pela produção da ração, o beneficiamento no frigorífico e a prefeitura realizando a comercialização.
 
“O governo tem sido um parceiro da nossa prefeitura e o governador Tião Viana sonhou e ousou ao fazer este Complexo do Peixe, onde tanto o grande produtor quanto o pequeno tem espaço para produzir e ganhar e a Presidenta Dilma acreditou nesse sonho”, afirmou o prefeito.
 
Projeto exemplar
 
O ministro da Pesca, Helder Barbalho, durante o seu discurso disse que o Complexo Industrial do Peixe é um projeto exemplar e a parceria entre o poder público e os responsáveis por fazer da piscicultura no Acre uma realidade. “Com certeza, trata-se de uma experiência exitosa”, disse.
 
Ele também fez questão de elogiar a gestão do prefeito Marcus Alexandre, destacando que a cidade de Rio Branco é uma “bela cidade”, enfatizando os desafios que é administrar uma cidade de médio porte. “Sei que é difícil administrar, mas o prefeito conseguiu conciliar o planejamento com a qualidade de vida dos moradores”.
 
Ainda de acordo com o ministro, o Complexo Industrial do Peixe deve se tornar um exemplo para outros Estados brasileiros, pois de acordo com ele tanto o grande produtor quanto pequeno tem espaço na cadeia produtiva. “Sem dúvida trata-se de um projeto diferenciado”, afirmou.
 
“Esse é um projeto que deve ser fortalecido, pois traz na sua concepção uma relação de respeito e participação cooperativa do pequeno com o grande produtor, estando em sintonia com essa nova concepção histórica do ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff em produzir com justiça social”, afirmou o ministro.
 
Associações que serão beneficiadas com a construção do Mercado do Peixe em Rio Branco
  • Quixadá
  • Panorama
  • ProPeixe
  • Belo Jardim
  • Transacreana
  • Associação de produtores de Acrelândia
  • Associação de produtores de Senador Guiomard
  • Colônia de Pescadores de Boca do Acre
  • Associação de produtores de Porto Acre
  • Associação de produtores de Sena Madureira




Fotos: Assis Lima/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade