Câmara realizará comissões gerais com ministros todas as quintas


Objetivo, destaca Eduardo Cunha, é fazer com que os ministros debatam assuntos de sua pasta com os deputados, em Plenário.
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de reforma política (PEC 352/13). Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Cunha: ministros poderão inclusive ser convocados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pretende marcar uma série de comissões gerais em Plenário para que os 39 ministros expliquem sua agenda de trabalhos todas as quintas-feiras, a partir de março. Ele falou até na possibilidade de convocação, em caso de não comparecimento dos gestores.
"Vamos convidar os ministros de Estado para ter, às quintas, a presença de pelo menos um deles a cada semana no Plenário para falar sobre sua pasta. Vamos fazer o calendário para o ano inteiro, acertar os convites”, disse Cunha. “Se, eventualmente, alguém que foi convidado se recusar a comparecer sem uma motivação de força maior, aí pode ser que o Plenário decida por convocá-lo, mas o objetivo é o debate", completou.
Orçamento
O presidente da Câmara comentou a reunião de ontem com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que o relator decidiu apresentar uma mudança no texto para destinar R$ 10 milhões em emendas para cada novo parlamentar do Congresso. Desse valor, metade deverá ir para saúde.
A medida não mexe com as emendas apresentadas por parlamentares que não foram reeleitos. A iniciativa partirá dos líderes partidários.
"Os líderes vão apresentar e o relator geral incluirá como emenda de relator, anulando outra dotação orçamentária, não a dotação orçamentária das emendas dos parlamentares que não foram reeleitos. Depois, o Poder Executivo provavelmente contingenciará o Orçamento, o que já iria fazê-lo, sem dúvidas."
O presidente voltou a defender uma CPI mista para investir a Petrobras, porque, para ele, ela seria em tese mais produtiva ao reunir todo o Congresso.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Marcelo Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços