Ação de Inverno chega ao Mocinha Magalhães com recolhimento de entulho, melhoria da drenagem e conservação de vias públicas

A Ação de Inverno, grande operação de limpeza e remoção de entulhos nos bairros de Rio Branco, chegou esta semana ao Mocinha Magalhães, onde vivem, segundo estimativa da associação de moradores, cerca de três mil famílias. O bairro é em grande parte urbanizado e, de acordo com o presidente da associação, Francisco Lima, segue recebendo importantes investimentos do poder público. O prefeito Marcus Alexandre visitou as frentes de serviços nesta terça-feira, 10.
 
A determinação do prefeito para o Mocinha Magalhães é que além da limpeza geral, tanto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMUR) e Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) instalem tampas nas bueiros e bocas-de-lobo e as mantenham em boas condições de drenagem.
 
Além do líder comunitário Francisco Lima, acompanharam o prefeito Jackson Marinheiro, presidente da EMURB, e Kellyton Carvalho, titular da SEMSUR. “Já recolhemos mais de 7 mil toneladas desde o início da Ação de Inverno, em 2 de janeiro”, informou Carvalho. A operação já passou por 38 bairros e todos os dias as equipes estão simultaneamente em pelo dez bairros.
 
A SEMSUR está comemorando a redução gradativa dos entulhos e materiais inertes recolhidos na Ação de Inverno dos últimos anos.  Em 2014, a queda foi de 3 mil toneladas em relação ao ano anterior. Para Kellyton Carvalho, a intensidade do serviço e a conscientização ambiental tem sido preponderantes para a queda no recolhimento.
 
Com o foco principal no combate aos focos do mosquito aedes Aegypty, o transmissor da dengue, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do estado lançaram no comecinho deste ano, a terceira edição da Ação de Inverno.  A operação conta com 21 equipes, 138 equipamentos leves e pesados, 1.325 trabalhadores e mais de R$ 11.641.487,22 em investimentos. Contemplam a Ação de Inverno serviços como o recolhimento de entulhos, limpeza e manutenção viária. Em 2013 reduziu em 30% a incidência da doença em Rio Branco e em 2014 foram mais 30% de redução.
 
Toda a Prefeitura participa, mas um conjunto de órgãos está à frente das operações: de parte da SEMSUR são sete retroescavadeiras, sete pás carregadeiras, 21 caçambas 'toco', 14 caminhões 'carga seca', sete caçambas truck, 11 equipamentos de apoio. Da EMURB   são quatro retroescavadeiras, quatro rolos compactadores lisos, 18 caçambas toco, quatro caminhões carga seca e um veículo leve. Da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) são um caminhão ´carga seca´; uma máquina de pintura; duas caminhonetes e um veículo leve; da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) são 16 veículos leves, 19 motocicletas e 10.000 tampas de caixa d'água.
 
 
 
 

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços