Secretaria do Ambiente estuda projeto de refletores no bosque


Intenção é que até final de fevereiro seja aberto processo licitatório para aquisição de refletores

Até o final de fevereiro a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) deve dar início a um processo licitatório para a compra de materiais e equipamentos necessários para a instalação de 20 refletores que serão colocados no Bosque Marechal Cândido Rondon, que fica na Rua Piauí, centro da cidade.

O projeto estipulando os materiais foi elaborado e entregue pela Secretaria de Obras e Pavimentação a pedido da Sema. O objetivo é que com a instalação dos refletores com lâmpadas de vapor de sódio com 400 watts cada - simulando a luz solar do entardecer – os pombos se afastem das árvores que estão nas laterais do bosque e se dirijam para as centrais, o que diminuiria o incomodo dos pedestres que transitam pelo local.

“A intenção não é afugentar os pombos, mas fazer com que eles se acomodem nas árvores centrais do bosque, porque assim as fezes desses animais cairão direto no solo e vão se decompondo, o que diminui muito o cheiro forte e a sujeira e não atrapalhará os pedestres”, disse a secretária Maria Sílvia Cebulski.

Maria Sílvia também explicou que para abrir a licitação é preciso que a Comissão para Controle e Manejo das Aves avalie o que foi listado pela Secretaria de Obras e aprove o documento. Após avaliação é que o processo segue para a Secretaria de Gestão Pública, para a licitação.

Experiência Positiva

Em agosto do ano passado, a Sema em conjunto com a Secretaria de Obras e Pavimentação havia testado a funcionalidade dos holofotes e, de acordo com a secretária de Ambiente, a experiência foi positiva. Foram instalados dois refletores que concentraram os pombos nas partes internas do local.

Outra ação que tem ajudado a diminuir a sujeira e o mau cheiro é a transformação da calçada interna do bosque (ao lado do Zerinho) em um gramado, o que evita que as pessoas passem pelas áreas onde há maior concentração de pombos. A passagem dos pedestres agora é feita pelo meio do Zerinho e a pista de corrida teve seu formato alterado, para não atrapalhar os pedestres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços