Matrículas da rede municipal de ensino estão abertas durante toda esta semana

Ano letivo começa dia 23 de fevereiro
 
As matrículas para os alunos da rede municipal de ensino de Rio Branco que trocaram de escola devem ser feitas desta segunda-feira, 5, até a próxima sexta-feira, 9 de janeiro. De 19 a 23 serão abertas as matrículas para vagas remanescentes e as pré-matrículas dos alunos que permanecem nas mesmas escolas, já foram realizadas de 15 a 19 de dezembro do ano passado.
 
O prefeito de Rio Branco em exercício e secretário de Educação, Márcio Batista, assegura que as aulas do ano letivo de 2015, começam no dia 23 de fevereiro. “No ano passado, por causa da Copa do Mundo, as aulas começaram dia 5 de fevereiro, mas este ano, podemos estender mais o descanso de alunos e professores e vamos cumprir os 200 dias letivos sem problemas”, relata Batista.
 
Crescente número de matrículas 
 
A exemplo dos anos anteriores, o número de matrículas deve ter acréscimo, ultrapassando os 22.450 alunos do ano passado, chegando aos 24 mil estudantes na rede municipal. Márcio Batista destaca que a prefeitura está construindo 10 novas creches, o que vai garantir inicialmente mais 1.200 vagas, número que pode ser ampliado. Duas já ficam prontas para o início deste ano letivo e as outras oito creches ficarão prontas e serão entregues no decorrer do ano. As duas creches que devem ficar prontas até o início do ano letivo são: do Loteamento Rosalinda e Loteamento Novo Eldorado.
 
Em 2012 foram feitas 1.296 matrículas na rede pública de ensino de Rio Branco. Já em 2013 foram 21.695 e em 2014 o número de alunos nas 78 escolas das zonas urbana e rural, chegou aos 22.450. E este ano, a expectativa é que o número ultrapasse os 24 mil alunos.
 
As dez creches que estão sendo construídas com recursos do Governo Federal através do Programa Brasil Carinhoso estão localizadas nos Loteamentos: Andirá, Aroeira, Cabreúva, Jenipapo, Jequitibá, Juarez Távora, Vale do Carandá, Bairro São Francisco, e Novo Eldorado e Rosalinda.
 
Novas contratações de professores
 
Para iniciar esse ano letivo, a prefeitura de Rio Branco através da secretaria Municipal de Educação (SEME) vai contratar por meio de processo seletivo simplificado, cerca de 450 professores e já foi autorizado pelo prefeito Marcus Alexandre, a realização ainda este ano, de concurso público para a contratação de professores efetivos para a rede municipal de ensino.
 
Avanços na Educação – 5º lugar no IDEB entre as capitais do país
 
Márcio Batista destaca os avanços da educação em Rio Branco nos últimos anos, citando como fatores determinantes a formação continuada dos professores, a melhoria da infraestrutura das escolas e a evolução salarial dos profissionais da área da educação, investimentos que levaram Rio Branco a alcançar o quinto lugar no IDEB entre as capitais do país no ensino infantil.
 
Com salto de 0,7 pontos, ou 13%, Rio Branco apresentou o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ficando em quinto lugar entre as capitais brasileiras. Além de passar a ocupar a 5ª posição no ranking entre as capitais, em nível de Estado, a educação de Rio Branco está a 12 pontos acima de municípios como Cruzeiro do Sul.
 
O IDEB foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho em avaliações como o SAEB, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.
 
 
 
 

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços