Fígado: um grande aliado no combate ao mioma


O mioma é um problema que causa muita preocupação nas mulheres, especialmente naquelas que ainda desejam realizar o sonho de ser mãe, pois alguns tratamentos para este tumor benigno são invasivos, podem ser inadequados e até mesmo podem levar a retirada do útero da paciente, se não acompanhados e conduzidos adequadamente por médicos especializados e experientes.

Embora as causas dos miomas não sejam completamente conhecidas, mudanças comportamentais e de hábitos alimentares comprovadamente ajudam a combatê-los. Ter uma alimentação balanceada, livre de gorduras, principalmente aquelas presentes em comida processada; ter uma rotina semanal de exercícios físicos para a manutenção do peso e combater o stress; e ter hábitos que não prejudique sua saúde, como fumar e beber em excesso, são algumas medidas adjuvantes ao tratamento dos miomas.

Sabe-se que o acentuado desequilíbrio nos níveis de estrogênio no corpo feminino, que pode ser motivado por diversas razões como a gravidez ou o uso de anticoncepcional, aumenta a possibilidade do rápido crescimento do mioma. O ganho de peso, com ingestão de gordura saturada, também é um perigo quando o assunto é mioma, já que a gordura periférica, principalmente aquela depositada no abdome, quadril e coxas, produz e armazena estrogênio.

Nesse sentido, o fígado é talvez o órgão de maior importância no combate ao mioma, pois ele é ao mesmo tempo o responsável por metabolizar as gorduras ingeridas na alimentação, e pela metabolização e eliminação do estrogênio do corpo – como já foi dito, dois dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do mioma. Portanto, um fígado saudável remove o excesso de hormônios e toxinas do corpo, sendo por isso essencial que a mulher o trate com muito cuidado, através de uma dieta apropriada.

A dieta tem que eliminar completamente gorduras encontradas em carnes vermelhas, embutidos (por exemplo: salsicha, linguiça, salame e mortadela) e produtos lácteos, e aumentar o consumo de fibras encontradas em frutas, legumes, verduras e cereais, assim menos gordura ingerida, será menos gordura absorvida pelo intestino. Portanto, o fígado será menos sobrecarregado na metabolização das gorduras e se ocupará com mais intensidade do processamento do estrogênio. A cafeína, por exemplo, pode influenciar na produção e no equilíbrio hormonal por interferir na capacidade do organismo de utilizar as prostaglandinas, que são essenciais na produção dos hormônios. Além disso, a cafeína também compromete a capacidade do fígado de metabolizar o estrogênio, promovendo um desequilíbrio hormonal ainda mais evidente. O álcool também é especialmente perigoso, já que sobrecarrega o funcionamento do fígado, prejudicando a metabolização dos hormônios. Alimentos como alcachofra, alguns chás, e outros ricos em vitamina B6 são recomendados já que ajudam o fígado a trabalhar melhor.

Ou seja, o fígado é um aliado indispensável adjuvante no tratamento dos miomas; se bem cuidado, seguindo todas as recomendações médicas, não sobrecarregando seu funcionamento com o aumento da ingestão de alimentos indesejáveis, ele pode ajudar a estabilizar o tamanho do mioma ou até mesmo diminuir as chances de novos miomas surgirem após tratamentos que preservem o útero, como a miomectomia e a embolização dos miomas.
 
It has a long strap
Isabel Marant Sneakers How to Submit a Fashion Model Portfolio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços