Curitiba recebe evento nacional em homenagem a Zilda Arns


principal
Com o objetivo de promover uma grande mobilização para os compromissos com a criança e solicitar o pedido de abertura do processo de beatificação de Zilda Arns Neumann, mais de 30 mil pessoas de todas as regiões do Brasil participaram de um evento na noite deste sábado (10), no estádio da Arena da Baixada, em Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, estavam presentes.
“Curitiba dá boas vindas às delegações de todos os estados que estão aqui presentes”, disse o prefeito. “A mais bela homenagem que podemos prestar à Pastoral é trabalhando muito em prol dos mesmos objetivos”, comentou Fruet.
Ele apresentou alguns índices conquistados nos últimos dois anos pela capital paranaense em prol das crianças e falou das metas para os próximos anos. “Reduzimos em 20% a mortalidade infantil na cidade e aumentaremos em 30% as vagas para a educação infantil”, disse o prefeito.
Fundada há três décadas por Zilda Arns, a Pastoral da Criança acompanha atualmente mais de 1,2 milhão de crianças menores de seis anos, 72 mil gestantes e um milhão de famílias pobres, em 3.881 municípios brasileiros.
Seus mais de 205 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres. Zilda Arns faleceu em 2010, durante um terremoto no Haiti, quando estava em missão voluntária pela Pastoral.
Também participaram da celebração em Curitiba a ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti; o arcebispo emérito de Salvador, cardeal Geraldo Majella Agnelo; o senador José Serra; o secretário de Assuntos Estratégicos do governo do Estado, Flávio Arns, o coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neuman, deputados, vereadores e líderes da igreja católica.
“É maravilhoso ver aqui reunidos milhares de brasileiros que dedicam suas vidas ao trabalho voluntário de resgatar vidas e dignidade humana”, disse Ideli Salvatti. “Agradeço em nome do governo federal a todos que somam esforços ao poder público na luta constante pela redução da mortalidade infantil e contra o abandono de crianças”, disse a ministra.
O evento teve celebração eucarística com a presença de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Aldo di Cillo Pagotto e padre Reginaldo Manzotti.
Também estavam presentes ao evento a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes; o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé e muitas outras autoridades.
Biografia
Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa - organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela foi ainda representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), foi mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
Em 1983, a pedido da CNBB, Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres.
Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa.  Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários.
Durante sua vida, Zilda Arns recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança.
Por seu trabalho na área social, recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation (EUA), em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinense de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços