Curitiba investe em projetos e parcerias técnicas com diferentes países


principal
A Prefeitura de Curitiba fechou nos últimos meses uma série de parcerias com cidades estrangeiras e instituições internacionais, visando promover o desenvolvimento local. A colaboração envolve principalmente projetos voltados para inovação e sustentabilidade. Curitiba também vem recebendo um grande número de visitantes estrangeiros interessados em conhecer projetos desenvolvidos na cidade. Em 2014, dezenas de comitivas, somando mais de 3 mil visitantes, estiveram na capital.
O avanço mais recente na área internacional deu-se com a visita do prefeito Gustavo Fruet à Suécia, em dezembro. O prefeito reuniu-se com representantes das cidades de Estocolmo e Gotemburgo e conheceu projetos locais na área de eletromobilidade. Também participou de reuniões para o desenvolvimento do Smart City Concepts in Curitiba (Conceitos de Cidade Inteligente em Curitiba), aprovado recentemente em um edital da agência sueca Vinnova, que investe em projetos inovação.
O projeto tem a participação da Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Royal Institute of Technology (KTH, da Suécia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Volvo Bus e Combitech, empresa subsidiária da Saab (empresa de segurança e tecnologia). O objetivo é testar novas soluções para o transporte público em Curitiba, além de verificar e monitorar os benefícios em termos ambientais, como, por exemplo, na redução de emissões de gases que provocam efeito estufa. O projeto tem caráter estrutural e também deverá motivar novas atividades nas áreas de inovação e sustentabilidade na capital paranaense.
As atividades em parceria com a Suécia estão sendo desenvolvidas a partir do termo de cooperação assinado em novembro de 2013 pela Prefeitura de Curitiba, KTH, Universidade Federal do Paraná (UFPR), UTFPR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb).
Efeito estufa
O pacto global para redução de emissão de gases de efeito estufa foi outro documento importante relativo à sustentabilidade assinado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2014.
Firmado no mês de fevereiro com a rede C40 – grupo de 68 cidades comprometidas com as mudanças climáticas –, o termo de compromisso para a redução de emissões de gases de efeito estufa prevê que a cidade implemente ações de mitigação e de aperfeiçoamento do plano de redução de riscos associados a inundações e alagamentos, tendo como base o planejamento urbano e as diretrizes de comprometimento internacional. A primeira medida concreta para o cumprimento do compromisso foi o lançamento do projeto Ecoelétrico, que na primeira fase incorporou 10 veículos puramente elétricos à frota do Município.
Em agosto, Fruet foi um dos palestrantes na Cúpula Internacional de Mobilidade Sustentável, realizada em Lima, no Peru. O prefeito apresentou o sistema de transporte público curitibano e as ações que Curitiba está desenvolvendo para que o espaço urbano favoreça a mobilidade, para incentivar novos modais e estimular o compartilhamento de vias na cidade.
Relações internacionais
Ao longo de todo o ano Curitiba recebeu comitivas de dezenas de países, interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido por secretarias, instituições e órgãos da Prefeitura.
Entre as parcerias resultantes desse intercâmbio em 2014, destaca-se a que foi assinada pela Embaixada da Austrália no Brasil com a Fundação Cultural de Curitiba, para criação da Biblioteca Austrália e o estreitamento de relações culturais com Curitiba.
A cidade também recebeu uma delegação de 14 profissionais ligados ao governo e empresas holandesas que vieram trocar experiências com técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e representantes das universidades com sede na capital. O objetivo foi a troca de experiências para vencer desafios quanto à gestão ambiental e mobilidade urbana.
Em setembro, o prefeito Gustavo Fruet e o prefeito de Columbus, Ohio (EUA), Michael Coleman, assinaram o protocolo que torna as duas metrópoles cidades-irmãs. O objetivo é fortalecer o intercâmbio e cooperação nas áreas de inovação, pesquisa, sustentabilidade, planejamento urbano, mobilidade, educação e cultura.
Os 30 anos de irmandade entre Curitiba e a cidade japonesa de Himeji foram celebrados em novembro, reforçando o forte intercâmbio entre as cidades na área de educação, o qual beneficiou diversos estudantes dos dois países.
Ainda em novembro, Fruet e a prefeita da cidade de Toluca, no México, Martha Calderón, assinaram o memorando de entendimento para fins de troca de experiências nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e planejamento urbano sustentável. Outro convênio de cooperação entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Autonoma do Estado do México (UAEM) foi assinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços